Contextualizando o ensino de Microbiologia na região amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1270

Palavras-chave:

Biologia, Métodos Didático-Pedagógicos, Ensino Médio, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente trabalho objetivou desenvolver uma estratégia de ensino de microbiologia, apresentando uma sequência didática baseada na microbiota amazônica e nos pressupostos da aprendizagem significativa. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em seis encontros com um total de 30 alunos pertencente a duas turmas do 3° ano do Ensino Médio, utilizando-se como instrumentos diagnósticos e avaliativos organizadores prévios e mapas conceituais. Para análise dos mapas, foram utilizadas a Taxonomia Topológica e Rubricas, contendo critérios que descrevem as qualidades que devem ser evidenciadas durante a avaliação dos mapas conceituais, níveis de desempenho, e a qualidade do desempenho que é a descrição do que o professor espera que cada aluno alcance. Os resultados alcançados com o uso desta sequência didática evidenciaram a aplicação de conhecimentos novos em microbiologia, registrados por meio de exemplos regionais em seus mapas conceituais colaborativos. A sequência proposta se mostrou válida para aquisição de novos conhecimentos que podem ter sido potencializados pela contextualização com conteúdos da Amazônia. Tanto os instrumentos avaliativos como os analíticos se mostraram adequados e proveitosos para ensinar microbiologia geral e no contexto amazônico.

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Biografia do Autor

Afonso Santos de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazona

Mestrando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Nilton Lins (2015). É Especialista em Ensino de Ciências e membro do grupo de pesquisa, utilização de recursos naturais amazônicos no processo de ensino e aprendizagem (URNAEA). Atua nas linhas de pesquisas em ensino, meio ambiente e interdisciplinaridade; tecnologias no ensino; práticas em biologia geral. Possui Experiência na área da docência, ministrando aulas de Biologia e Ciências para alunos do ensino fundamental e médio, e auxílio na área de orientação e coordenação pedagógica. 

João dos Santos Cabral Neto

Concluiu o doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos em 2004. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, atuando no curso de Licenciatura em Física e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.

Lucilene da Silva Paes

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO AMAZONAS desenvolvendo atividades nas graduações principalmente nas Licenciaturas na área de Botânica e Educação Ambiental. Na pós graduação vem contribuindo com o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico por meio de construção e aplicação de produtos educacionais.

Juliana Mesquita Vildal Martinez de Lucena

Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando principalmente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (1991) e Odontologia (1997) pela Universidade Federal do Amazonas e Doutora em Odontologia pela Eberhard-Karls Universität Tübingen (2002), com concentração na área de Endodontia - Microbiologia de Canais Radiculares. Desenvolve ensino e pesquisa em microbiologia, com ênfase em antimicrobianos e antibiofilmes a partir de extratos vegetais ou obtidos do cultivo de fungos endofíticos. Participou da implantação e consolidação dos programas de iniciação científica PIBIC e PIBICjr e da estruturação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-AM no período de 2003 a 2006. De 2009 a 2015, atuou como Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação no IFAM. Tem experiência na coordenação de projetos financiados pelo CNPq (CT-Amazonia), FAPEAM (PIPT, PAIC, PIBIC-Jr, PAPPE e PAPAC), FINEP (Ciência Já) e CAPES (LIFE). Em 2010, aprovou o primeiro projeto de grupo PET do IFAM e foi tutora do PET-Biologia de 2010 a 2019. Atualmente, atua como docente permanente no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Conceito 4-CAPES) na linha 2 - Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico, cujo foco está voltado para o ensino de microbiologia no contexto Amazônico. https://orcid.org/0000-0002-3771-6905

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Publicado

26-11-2020

Como Citar

SANTOS DE SOUZA, A.; DOS SANTOS CABRAL NETO , J.; DA SILVA PAES, L.; MESQUITA VILDAL MARTINEZ DE LUCENA, J. Contextualizando o ensino de Microbiologia na região amazônica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e127020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1270. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1270. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-04-20
Accepted 2020-11-13
Published 2020-11-26