Animação Whiteboard (ou Desenho No Quadro Branco)
um produto educacional para disseminar a Lei de Acesso à Informação no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1290Palavras-chave:
Animação pedagógica, Acesso à informação, Biblioteca escolarResumo
Esse artigo salienta a importância das práticas educativas direcionadas às atividades de busca e uso da informação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O problema de pesquisa aborda a contribuição das bibliotecas ao estímulo de um comportamento informacional discente direcionado à construção do conhecimento na perspectiva da politecnia. As etapas de construção e avaliação de um produto educacional são apresentadas. Trata-se de uma animação whiteboard (ou desenho em quadro branco) que elege, como temática central, a Lei de acesso à Informação (LAI) – Lei 12.527/2011. Define-se como uma pesquisa descritiva e aplicada, com utilização de metodologia mista. Utilizam-se Teste Diagnóstico de Conhecimento e Questionários (ambos, on-line) para coleta de dados quantitativos e qualitativos, por meio de amostragem aleatória simples. Os dados são analisados por meio da Estatística descritiva e da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos mostram que os educandos avaliam o material educativo de maneira positiva. Após o contato com o vídeo, a maior parte do grupo percebeu que a negação do direito à informação impede a geração de novos conhecimentos. Os alunos pretendem utilizar a LAI para buscar futuras informações. Conclui-se que, a biblioteca, vista como um espaço não formal de ensino, é capaz de oportunizar informações e materiais educativos capazes de contribuir diretamente na ampliação da qualidade dos processos de busca e uso informacional entre os discentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm. Acesso em: 29 maio 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1166 3-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 maio 2019.
COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Summus, 2016. (Biblioteca fundamental de cinema ; 4).
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CRESWELL, J. W. et. al. Advanced mixed methods research designs. In: A. TASHAKKORI, A.; TEDDLE, C. Handbook of mixed methods in social and behavioral research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2003. p. 209-240.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008. (Polêmicas do nosso tempo; 86).
GIRÃO, L. C. Processos de produção em vídeos educativos. In: Integração das tecnologias na educação. SEED. Brasília: MEC, 2005, p. 112-116. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/livros/Salto_tecnologias.pdf. Acesso em: 02 abr. 2018.
LANKES, R. D. Expect More: demanding better libraries for today's complex world. 2. ed. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://davidlankes.org/new-librarianship/expect-more-demanding-better-libraries-for-todays-complex-world. Acesso em: 12 mar. 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.
OSORO-ITURBE, K. ¿Qué es (o debe ser) una biblioteca escolar?: concepto y fases del proyecto. Mi Bibioteca: la revista del mundo bibliotecario, Málaga, v. 2, n. 5, p.68-74, 2006. Disponível em: https://gredos.usal.es/jspui/bitstream/10366/120039/1/MB2_N5_P68-74.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
PAULA, M. C. de; MENEZES, A. L. dos S.; GUIMARÃES, G. T. D. Análise textual discursiva: possibilidades de imersão. In: GUIMARÃES, G. T. D. Ressignificando os labirintos da pesquisa qualitativa: exercícios práticos de análise do discurso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
PEREIRA, I. B. Dicionário da educação profissional em saúde. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf. Acesso em: 29 nov. 2017.
SAVIANI, D. Escola e democracia: edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. (Educação contemporânea).
SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981- 77462003000100010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 06 mar. 2021.
SETZER, V. W. Dado, informação, conhecimento e competência. DataGramaZero, v. 0, n. 0, 1999. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7327. Acesso em: 11 mar. 2021.
SOUZA, A. N. G de; MOSSIN, E. A. Lei de Acesso à informação: disseminando a LAI na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: [s. n.], 2019. 1 vídeo (11 min.). Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432909. Acesso em: 11 mar. 2021.
SOUZA JUNIOR, H. P. de. Centralidade ontológica do trabalho ou centralidade da informação e do conhecimento nos processos de formação humana? Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p. 163-179, ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0103-73072008000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 mar. 2021.
TÜRKAY, S. The effects of whiteboard animations on retention and subjective experiences when learning advanced physics topics. Computers & Education, [International Journal], v. 98, p. 102-114, julho 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131516300550?via%3Dihub. Acesso em: 20 maio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.