Ciência, Tecnologia & Sociedade: Na perspectiva da tríade Ensino – Pesquisa – Empreendedorismo

Autores

  • Anne Karynne Almeida Castelo Branco IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
  • Edna Lopes Hardoim UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
  • Cleusa Suzana de Araujo UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.130

Palavras-chave:

Universidade Empreendedora. Incubadoras de Empresas. Ecossistema Empreendedor.

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões acerca da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por uma perspectiva que vá além do dual ensino e pesquisa, com vistas a uma Universidade Empreendedora. As incubadoras, enquanto agentes do ecossistema empreendedor, ainda no espaço da universidade, poderiam cumprir esse papel de ressignificar os projetos científicos e a geração de negócios, a partir deles. No entanto, ao entrevistarmos os coordenadores das incubadoras de empresas e instituto de pesquisa, em Manaus, verificamos o fosso ainda existente, principalmente no que tange as questões empreendedoras na área da Ciência, na contramão do interesse dos próprios estudantes, que se mostraram interessados, mas não conseguem enxergar, como associar com a educação, a tecnologia e/ou a Educação em Ciências. Concluímos que é necessário pensar estratégias específicas, de forma a proporcionar ações do ponto de vista da CTS, para além do dual ensino e pesquisa, ao fortalecer o empreendedorismo na universidade.

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Publicado

09-12-2016

Como Citar

CASTELO BRANCO, A. K. A.; HARDOIM, E. L.; DE ARAUJO, C. S. Ciência, Tecnologia & Sociedade: Na perspectiva da tríade Ensino – Pesquisa – Empreendedorismo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 04, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i04.130. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/130. Acesso em: 18 maio. 2024.
Received 2016-06-08
Accepted 2016-08-26
Published 2016-12-09