Glossário em Libras como instrumento para auxiliar na inclusão de alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1325Palavras-chave:
Inclusão educacional, Surdez, Língua Brasileira de SinaisResumo
Este artigo apresenta o site Glossário em Libras, que é o produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Branco. O referido produto educacional objetivou divulgar a língua de sinais no ambiente escolar, de modo a incentivar a comunicação entre surdos e ouvintes. Além disso, buscou contribuir para a autonomia do estudante surdo na escola, de forma a permitir que ele realize suas solicitações e obtenha as informações de que necessita nos mais diversos setores da escola, sem precisar a todo momento da ajuda de um profissional intérprete. Recorreu-se, metodologicamente a Wolcott (1994), para a realização da descrição, da análise e interpretação de todo o processo de construção, desenvolvimento e avaliação do site Glossário em Libras, abordando como ocorreu a percepção da necessidade de elaboração desse produto. A avaliação do glossário comprovou que o produto é útil, necessário e contribui para a divulgação da Libras na escola e para a autonomia do estudante surdo. Ademais, o produto mostrou-se eficaz por sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas ao universo surdo.
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