Ensino Híbrido em formação docente de curso de Biologia em uma disciplina em Instituição de Ensino Superior Pública

Autores/as

  • Saulo Cézar Seiffert-Santos Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.134

Palabras clave:

Descontextualização, Biologia, Ensino Superior. Ensino Híbrido

Resumen

As licenciaturas em Biologia promovem um esforço para formar professores de qualidade, contudo podem ofertar conteúdos científicos cristalizados na realidade escolar. O uso de Tecnologias de Comunicação e Informação podem colaborar para essa desnaturalização, assim a abordagem do Ensino Híbrido foi utilizada para o desenvolvimento da reflexão pedagógica e crítica na formação docente em Biologia. Buscou-se compreender formas de enfretamentos da descontextualização e a desnaturalização dos conteúdos científicos por meio do Ensino Híbrido. Realizou-se um estudo de caso da disciplina de Instrumentação para Ensino de Biologia, ministrada em 2013-2014 em uma IES pública no curso de Biologia. Foram analisadas atividades: Perfil Pedagógico, WebQuest, resenhas, propostas de aulas e memorial. As fontes indicam o processo continuo de diálogo, leitura da realidade, reflexão da concepção dos conteúdos biológicos são necessários em sala de aula. Observou-se a necessidade de reaprender conteúdos numa lógica em relação a integração teoria e prática no ensino.

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Biografía del autor/a

Saulo Cézar Seiffert-Santos, Universidade Federal do Amazonas

Possui mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (2010), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, divulgação científica, ensino de ciências, aprendizagem significativa, analogias e metáforas, educação em ciências e modelos mentais e ensino em espaços não formais. Trabalha atualmente na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2016-12-09

Cómo citar

SEIFFERT-SANTOS, S. C. Ensino Híbrido em formação docente de curso de Biologia em uma disciplina em Instituição de Ensino Superior Pública. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 2, n. 04, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i04.134. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/134. Acesso em: 18 may. 2024.
Recibido 2016-06-09
Aceptado 2016-10-19
Publicado 2016-12-09