O papel dos saberes docentes na formação pedagógica da licenciatura em Química
o que pensam os professores formadores?
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1380Palavras-chave:
Formação Docente, Química, Saberes DocentesResumo
Este estudo foi desenvolvido em um curso de licenciatura em Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior no interior do Ceará e teve como objetivo analisar a percepção de seus professores formadores quanto o papel dos saberes docentes na formação dos seus alunos, futuros professores de Química, e discutir a importância desses saberes para a construção da identidade docente. Participaram da pesquisa seis professores da área específica e dois da área pedagógica através da aplicação de um questionário semiestruturado, sendo os dados analisados através da análise textual discursiva. Constatou-se uma concepção variada sobre estes saberes, incorporando de ideais reducionistas e tecnicistas até percepções mais amplas do trabalho docente, sendo, portanto, necessárias mudanças epistemológicas entre os professores formadores.
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Accepted 2021-01-08
Published 2021-01-11