O papel dos saberes docentes na formação pedagógica da licenciatura em Química

o que pensam os professores formadores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1380

Palavras-chave:

Formação Docente, Química, Saberes Docentes

Resumo

Este estudo foi desenvolvido em um curso de licenciatura em Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior no interior do Ceará e teve como objetivo analisar a percepção de seus professores formadores quanto o papel dos saberes docentes na formação dos seus alunos, futuros professores de Química, e discutir a importância desses saberes para a construção da identidade docente. Participaram da pesquisa seis professores da área específica e dois da área pedagógica através da aplicação de um questionário semiestruturado, sendo os dados analisados através da análise textual discursiva. Constatou-se uma concepção variada sobre estes saberes, incorporando de ideais reducionistas e tecnicistas até percepções mais amplas do trabalho docente, sendo, portanto, necessárias mudanças epistemológicas entre os professores formadores.

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Biografia do Autor

Alane da Silva Marinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Química (IFCE)

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciado em Química (IFCE), cursando Pedagogia (UNINTER), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC) e mestre em Educação Brasileira (UFC). Professor de Prátide de Ensino do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA) e integrante do GEPENCI (UFC) e GPEL (IFCE-Iguatu)

Neidimar Lopes Matias de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Pedagogia (UECE), mestra em Educação Brasileira (UFC), professora do Instituto Federal do Ceará - campus Iguatu, vice-lider do GPEL (IFCE).

Referências

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Publicado

11-01-2021

Como Citar

MARINHO, A. da S.; SILVA, W. D. A. da .; PAULA, N. L. M. de. O papel dos saberes docentes na formação pedagógica da licenciatura em Química: o que pensam os professores formadores?. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e138021, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1380. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1380. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-08-07
Accepted 2021-01-08
Published 2021-01-11