Ensino de fotografia aplicada à comunicação visual na educação profissional e tecnológica
um estudo de caso com estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1381Palavras-chave:
Educação Multicultural, Educação dos Surdos, Formação TécnicaResumo
Este artigo, inserido na Área de Ensino, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, busca operacionalizar a abordagem de ensino do saber pelo fazer para o ensino de fotografia aplicada à comunicação visual, para estudantes surdos de um Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual, de um Instituto Federal na região sul do Brasil. A pesquisa, um estudo de caso de cunho qualitativo-interpretativo, gerou dados a partir da tessitura dessa concepção de ensino, de estudos teóricos e empíricos sobre a comunidade surda e das percepções de oito estudantes surdos sobre fotografia. A análise dos dados gerou procedimentos de ensino, que foram categorizados em três grandes temas: i) A preparação da arquitetura do ambiente para o ensino; ii) A preparação de materiais voltados à especificidade de aprender do estudante surdo; e iii) A mediação do ensino. Esses procedimentos viabilizaram o desenho de uma sequência didática sobre fotografia de produto, que levou os participantes a aprenderem diferentes técnicas de fotografia, a fazerem relações entre o que aprenderam e o mundo do trabalho e a produzirem fotografias profissionais. No entanto, sugere-se uma ampliação do escopo do estudo, visando aprofundar os resultados aqui relatados.
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Accepted 2021-01-08
Published 2021-01-18