Ensino de fotografia aplicada à comunicação visual na educação profissional e tecnológica

um estudo de caso com estudantes surdos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1381

Palabras clave:

Educação Multicultural, Educação dos Surdos, Formação Técnica

Resumen

Este artigo, inserido na Área de Ensino, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, busca operacionalizar a abordagem de ensino do saber pelo fazer para o ensino de fotografia aplicada à comunicação visual, para estudantes surdos de um Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual, de um Instituto Federal na região sul do Brasil. A pesquisa, um estudo de caso de cunho qualitativo-interpretativo, gerou dados a partir da tessitura dessa concepção de ensino, de estudos teóricos e empíricos sobre a comunidade surda e das percepções de oito estudantes surdos sobre fotografia. A análise dos dados gerou procedimentos de ensino, que foram categorizados em três grandes temas: i) A preparação da arquitetura do ambiente para o ensino; ii) A preparação de materiais voltados à especificidade de aprender do estudante surdo; e iii) A mediação do ensino. Esses procedimentos viabilizaram o desenho de uma sequência didática sobre fotografia de produto, que levou os participantes a aprenderem diferentes técnicas de fotografia, a fazerem relações entre o que aprenderam e o mundo do trabalho e a produzirem fotografias profissionais. No entanto, sugere-se uma ampliação do escopo do estudo, visando aprofundar os resultados aqui relatados.

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Biografía del autor/a

Marimar da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como professora substituta do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação e como professora convidada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, do Centro de Comunicação e Expressão, no Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Inglês, na modalidade a distância, e no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, da UFSC. Faz parte do grupo de pesquisa TEMA Didático: Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos, AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa, e Língua(gem) e Comunicação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, pesquisando principalmente os seguintes temas: formação de professor de línguas estrangeiras; ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básica, técnica e tecnológica; e tecnologias digitais na formação de professores da educação básica. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa e extensão intitulado: PERCEPÇÕES E NECESSIDADES DISCURSIVAS E LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS EM LÍNGUA INGLESA DOS COLABORADORES DO SETOR HOTELEIRO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS e o projeto de pesquisa intitulado: CONCEITOS E PRÁTICAS DE LEITURA-ESCRITURA/OUVINTE-FALANTE: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA ÁREA DE LÍNGUAS ADICIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA. É parecerista ad hoc de revistas brasileiras e internacionais na área de Educação e Linguística Aplicada e tem publicações no Brasil e exterior. 

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Publicado

2021-01-18

Cómo citar

GOMES , E. A. C. .; SILVA, M. da. Ensino de fotografia aplicada à comunicação visual na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso com estudantes surdos . Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 7, p. e138121, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1381. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1381. Acesso em: 27 jul. 2024.
Recibido 2020-08-07
Aceptado 2021-01-08
Publicado 2021-01-18