Elaboração de material instrucional mediante a produção de vídeos por professores de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1414

Palavras-chave:

Formação, Professores, Multimídias

Resumo

O presente estudo buscou analisar experimentações e vivências sobre a produção de vídeo junto a professores de uma escola pública localizada no Vale do Taquari/RS. Pretende-se verificar como tais experimentações puderam favorecer (ou não) os processos de ensino em tempos digitais, a partir de Lévy (2011), Kenski (2010), Santaella (2013), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como alicerce das observações e tabulação dos dados coletados, a emergência de categorias de análise, seguindo os preceitos de Moraes e Galiazzi (2013). Para tanto, foram elaboradas as seguintes categorias: a) avaliações e relatos de experiência após as apresentações dos vídeos; b) processos de edição de vídeo; c) possibilidades de utilização dos vídeos em sala de aula. Pôde-se verificar que a produção de material instrucional proporcionou aos educadores experienciar e exercitar o processo criativo e de inventividade, e que certamente foi visto por eles como uma possibilidade de prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari

Doutor  em  Filosofia  pela  PUCRS.  Docente  no  PPGEnsino/UNIVATES, Lajeado/RS.

Adriano Edo Neuenfeldt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado/RS.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATE, LajeadoS/RS.

Referências

BORGES, Martha Kaschny; OLIVEIRA, Sandro de. Virtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 21, n. 2, p. 420-440, 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3382. Acesso em: 4 set. 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; FERREIRA, Aline Fernanda; FERREIRA, Heraldo Simões; MOTA, Mabelle Maia; TORRES, Aline Lima. As tecnologias da informação e comunicação e a Educação Física escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, SP, v 18, n. 1, p. 198-214 jan./abril 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640601. Acesso em: 13 mar. 2020.

GERBASE, Carlos. Cinema – primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: 34, 2011.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

SCHWARTZ, Suzana. De Objetos a Sujeitos da Relação Pedagógica: a pesquisa na sala de aula. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SILVEIRA, Denise, T.; CÓRDOVA, Fernanda P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise, T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31 - 42. E-book. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2010.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

SCHONFFELDT, S. D. G.; SCHUCK, R. J.; NEUENFELDT, A. E.; NEUENFELDT, D. J. Elaboração de material instrucional mediante a produção de vídeos por professores de educação básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e141421, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1414. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1414. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-08-28
Accepted 2021-06-30
Published 2021-07-12