Elaboração de material instrucional mediante a produção de vídeos por professores de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1414Palavras-chave:
Formação, Professores, MultimídiasResumo
O presente estudo buscou analisar experimentações e vivências sobre a produção de vídeo junto a professores de uma escola pública localizada no Vale do Taquari/RS. Pretende-se verificar como tais experimentações puderam favorecer (ou não) os processos de ensino em tempos digitais, a partir de Lévy (2011), Kenski (2010), Santaella (2013), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como alicerce das observações e tabulação dos dados coletados, a emergência de categorias de análise, seguindo os preceitos de Moraes e Galiazzi (2013). Para tanto, foram elaboradas as seguintes categorias: a) avaliações e relatos de experiência após as apresentações dos vídeos; b) processos de edição de vídeo; c) possibilidades de utilização dos vídeos em sala de aula. Pôde-se verificar que a produção de material instrucional proporcionou aos educadores experienciar e exercitar o processo criativo e de inventividade, e que certamente foi visto por eles como uma possibilidade de prática pedagógica.
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