Tensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1464

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação docente, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

A formação do professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um processo que ainda se encontra em construção no Brasil. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem o objetivo de apresentar e problematizar as tensões e estranhamentos que se apresentam entre a ocupação do lugar de docência da Libras por profissionais surdos e ouvintes. Também, pondera-se a inserção da língua como disciplina nas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus desdobramentos, bem como as perspectivas referentes à formação continuada de professores de Libras. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram produzidos a partir da escuta das narrativas de formação de seis professores de Libras de duas IES do Rio Grande do Sul, sendo eles três surdos e três ouvintes e analisados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Assim, compreende-se que, embora haja a priorização dos surdos na formação de professores de Libras e na docência dessa língua, há a necessidade de formação específica para tal atuação, o que justifica a presença de docentes ouvintes devidamente capacitados ocupando esse cargo em IES. Por fim, acredita-se que, ao se percorrer um universo atravessado por significados construídos ao longo da história da surdez e da própria formação docente, é possível reconhecer os avanços e as necessidades com relação à temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Pedagogo

Especialista em Educação Especial AH/SD

Mestre e Doutor em Educação

Professor do Instituto Federal Farroupilha

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional ( PROFEPT)

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores

Bibianna da Silva Ferrão, Instituto Federal Farroupilha

Graduação em Educação Especial

Mestranda em Educação

Referências

AGAPITO, F. M. Formação de professores surdos que atuam no município de Imperatriz-MA. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2015.

ALBRES, N. A. Ensino de Libras: Aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

ALBRES, N. A. Relações dialógicas entre professores Surdos sobre o ensino de Libras. 2014. 305f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 28, 23 dez. 2005.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 23, 25 abr. 2002.

BRITO, F. B. O movimento social surdo e a campanha pela oficialização da língua brasileira de sinais. 2013. 275f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

CARVALHO, D. J. Não basta ser surdo para ser professor: as práticas que constituem o ser professor surdo no espaço da inclusão. 2016. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

CASTRO, F. G. A. S. A formação docente e a constituição do professor surdo que atua com a libras no ensino superior. 2016. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

CORRÊA, L. B. Trajetos formativos de docentes de libras do ensino superior: dentre saberes e representações. 2017. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade de Sant Maria, Santa Maria, 2017.

CUNHA, I. M. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. São Paulo: Junqueira & Marin Editores, 2010.

CUNHA, M. M. C.; FRANCO, R. A. S. R. Glossário em Libras como instrumento para auxiliar na inclusão de alunos surdos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 7, p. e132521, 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1325

DALL’ALBA, C. Movimentos surdos e educação: negociação da cultura surda. 2013. 94f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sant Maria, Santa Maria, 2013.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação Educacional, 1991.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PENHA, N. M. Surdo que é professor: formação por meio da filosofia e da constituição de um espaço pedagógico. 2017. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

REBOUÇAS, L. S. A prioridade dos docentes surdos para ensinar a disciplina língua brasileira de sinais (LIBRAS) nas instituições de ensino superior após o decreto 5.626/2005. 2009. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

RODRIGUES, A.; ESTEVES, M. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

SAÚDE, C. de M. C. .; LIMA, N. M. F. de . Formação de professores de libras (L2) com foco nos gêneros sinalizadores: uma experiência de extensão universitária. Revista UFG, [S. l.], v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.66733. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66733. Acesso em: 18 nov. 2021.. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v21.66733

SILVA, R. C. L. Ensino de Libras: conhecimento linguístico e saber didático. Trem de Letras, Alfenas, v. 8, n. 1, p. e021012, abr. 2021.

SPESSATTO, M. B.; VIELLA, M. A. L.; CARMINATI, C. J. Os saberes e os desafios da docência: o que dizem os professores da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 23, p. 223-243, jun. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44255. Acesso em: 18 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44255

Publicado

04-03-2022

Como Citar

CORRÊA, L. B.; BRANCHER, V. R.; FERRÃO, B. da S. Tensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e146422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1464. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1464. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2020-10-07
Accepted 2022-02-07
Published 2022-03-04