Tensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1464

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação docente, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

A formação do professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um processo que ainda se encontra em construção no Brasil. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem o objetivo de apresentar e problematizar as tensões e estranhamentos que se apresentam entre a ocupação do lugar de docência da Libras por profissionais surdos e ouvintes. Também, pondera-se a inserção da língua como disciplina nas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus desdobramentos, bem como as perspectivas referentes à formação continuada de professores de Libras. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram produzidos a partir da escuta das narrativas de formação de seis professores de Libras de duas IES do Rio Grande do Sul, sendo eles três surdos e três ouvintes e analisados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Assim, compreende-se que, embora haja a priorização dos surdos na formação de professores de Libras e na docência dessa língua, há a necessidade de formação específica para tal atuação, o que justifica a presença de docentes ouvintes devidamente capacitados ocupando esse cargo em IES. Por fim, acredita-se que, ao se percorrer um universo atravessado por significados construídos ao longo da história da surdez e da própria formação docente, é possível reconhecer os avanços e as necessidades com relação à temática.

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Biografia do Autor

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Pedagogo

Especialista em Educação Especial AH/SD

Mestre e Doutor em Educação

Professor do Instituto Federal Farroupilha

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional ( PROFEPT)

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores

Bibianna da Silva Ferrão, Instituto Federal Farroupilha

Graduação em Educação Especial

Mestranda em Educação

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Publicado

04-03-2022

Como Citar

CORRÊA, L. B.; BRANCHER, V. R.; FERRÃO, B. da S. Tensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e146422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1464. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1464. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2020-10-07
Accepted 2022-02-07
Published 2022-03-04