Uso da gamificação no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1513Palavras-chave:
Jogos Pedagógicos, Química, AprendizagemResumo
Neste trabalho, propõe-se o jogo intitulado Q_Quiz, desenvolvido por meio da ferramenta App Inventor para o ensino e aprendizagem dos números quânticos no ensino de Química de alunos do 1° ano do ensino médio, no qual se aborda o processo de evolução dos modelos atômicos. Como objetivo, buscou-se investigar o uso do aplicativo na aprendizagem de conceitos fundamentais no ensino de Química, tendo a gamificação como referência no uso de jogos no processo de aprendizagem. A partir da relação entre a construção dos modelos atômicos e o surgimento dos números quânticos – relação pouco usada nas aulas de Química do ensino médio – o Q_Quiz é um jogo de perguntas e respostas, desenvolvido para smartphones, composto por três fases: a evolução dos modelos atômicos, modelo de Bohr e números quânticos. A distribuição final de pontos obtidos pelos participantes mostra que o jogo é promissor, tanto para a legitimação dos conhecimentos já existentes quanto para a aprendizagem em si.
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Accepted 2021-05-20
Published 2021-05-31