Ensino remoto emergencial

uma experiência com a didatização do gênero ‘documentário’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1540

Palavras-chave:

Sequência didática de gênero. Documentário expositivo. Ensino remoto.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo da investigação é analisar o processo de adaptação de uma sequência didática do gênero ‘documentário’, do ensino presencial tradicional para o ensino remoto emergencial exigido pela interrupção das aulas presenciais no período da pandemia da COVID-19, tendo como foco o ensino da língua portuguesa. Pauta-se nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. A finalidade aqui é apresentar uma reflexão teórico-analítica desse processo de adaptação didática, tendo como eixo as atividades e ferramentas mobilizadas na sequência didática. De modo geral, as reflexões apontam para um agir intuitivo do professor nesse processo de adaptação para o ensino remoto, o que evidencia a importância de formações focadas no desenvolvimento de capacidades docentes para esse novo contexto de ensino e aprendizagem da língua.

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Biografia do Autor

Poliana dos Santos Silva de Lazari, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda do PROFLETRAS/UENP. Porfessora de Língua Portuguesa da rede estadual do estado do Paraná. Membro do grupo de pesquisa DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

LAZARI, P. dos S. S. de . . . .; BARROS, E. M. D. de. Ensino remoto emergencial: uma experiência com a didatização do gênero ‘documentário’ . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e154020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1540. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1540. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-11-09
Accepted 2020-12-15
Published 2020-12-18