O desenvolvimento de competências empreendedoras em alunos do ensino médio a partir da utilização de metodologias diferenciadas e ferramentas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1552Palavras-chave:
Empreendedorismo, Metodologias ativasResumo
Discutir sobre empreendedorismo é imprescindível e impacta diretamente na vida em sociedade. Assim, a realização deste trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um estudo que busca contribuir com a disseminação da cultura empreendedora no ambiente escolar. A metodologia empregada se caracteriza como aplicada de abordagem qualitativa, seu objetivo é exploratório apoiado nos procedimentos técnicos de pesquisa-ação e pesquisa participante. Após o levantamento bibliográfico, foram realizados encontros temáticos com base nos conceitos e características empreendedoras, auxiliados pela utilização de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas. Os encontros contribuíram para o desenvolvimento de um jogo computacional denominado “Trilha Empreendedora”, o qual se apresenta como uma ferramenta auxiliar no ensino de empreendedorismo. É importante destacar que as características empreendedoras ultrapassam as barreiras organizacionais, possibilitando uma visão abrangente e diferenciada sobre o ambiente. Nesse sentido, o ensino de empreendedorismo também se estabelece como um potencial aliado na formação escolar e social dos alunos, pois permite a identificação e transformação de ideias em oportunidades, sonhos em realidade, metas e objetivos em resultados concretos, boas ideias em produtos e serviços inovadores. A partir da realização desse estudo, pôde-se observar o notável avanço na percepção dos alunos em relação ao tema proposto, contribuindo de maneira efetiva na disseminação da cultura empreendedora nos ambientes escolares com o auxílio de ferramentas tecnológicas.
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Accepted 2021-09-18
Published 2021-10-08