Digital tools for remote teaching of additional languages in times of pandemic

considerations about Duolingo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1570

Palavras-chave:

Language teaching, Remote teaching, Digital tools, Duolingo

Resumo

This article presents a discussion on the importance of digital tools that can be used in the process of teaching and learning additional languages at a time of emergency education. It is a bibliographic study with a qualitative approach, carried out with a search in different databases with criteria to select texts for analysis. Among the tools used, we highlight an analysis related to Duolingo, from a perspective of the CALL (Computer-Assisted Language Learning) approach, based on technical, theoretical, and social criteria. The results point to the potential of this tool due to the gratuity, multiplatform access, gamified interface, and activity management by the teacher through Duolingo Schools, in addition to the possibility of certifying the level of proficiency in the English language. The discussion also shows some limitations and social issues that highlight the precariousness of online education before and during the context of a global pandemic.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutora em Linguística (2009) e mestre em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É licenciada em Letras – Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nas modalidades de Graduação e Pós-graduação – Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Coordenadora Geral do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

Sandra Bastos Figueiredo , Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões

Licenciada em Ensino (2005) e Doutorada em Psicologia (2010) pela Universidade de Aveiro, Portugal. Desde 2014, é Professora Auxiliar na Licenciatura e no Mestrado em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa (2014), Investigadora Científica (integrada no CIP – UAL e no CIES – ISPA – Instituto Universitário) na categoria de Pós-Doutoramento (financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia), no Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa. Entre 2010 e 2013 foi assistente e assessora na gestão de projetos de investigação nas áreas da Psicologia e Educação na Universidade de Aveiro e na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

Referências

AMARAL, Luiz. Revisiting current paradigms in Computer Assisted Language Learning research and development. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 60, p. 365-389, jan./jul. 2011.

ALVES, Giovana Rodrigues et al. O ensino remoto em tempos da pandemia do covid-19: uma adequação metodológica do curso de línguas popular aberto à comunidade. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, p. 238-250, 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/10226. Acesso em: 16 out. 2020.

AUDINO, D. F.; SILVA NASCIMENTO, R. Objetos de Aprendizagem-diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, p. 128-148, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1620. Acesso em: 15 jan. 2020.

BÉZY, M.; SETTLES, B. The Duolingo English Test and East Africa: Preliminary linking results with IELTS & CEFR. Reading, v. 5, n. 1.0, p. 4-85, 2016. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/duolingo-papers/reports/DRR-15-01.pdf. Acesso em: 15 jun 2020.

BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas. Made in Brazil. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 8-29, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4029. Acesso em: 15 jun 2020.

BULLA, Gabriela Silva; SCHULZ, Lia. Relações entre tarefas e atividades em um curso online de língua adicional. Organon, v. 35, n. 68, p. 21, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/organon/article/view/100897. Acesso em: 15 out. 2020.

COSTA, Alan Ricardo; SILVA, Peterson Luis Oliveira da. Tecnologias e precariedades na pandemia: a área de CALL no Brasil. Revista da Abralin, vol. 19, n. 2, 2020, p. 1-5.

CUELLAR, I. G.; SAPIÑA, J. R. Las competencias generales y comunicativas en Duolingo: análisis desde la perspectiva de la didáctica del español como lengua extranjera. In: Tecnología, innovación e investigación en los procesos de enseñanza-aprendizaje. 2016. p. 2531-2537.

DUBREIL, Sébastien. Using games for language learning in the age of social distancing. Foreign Language Annals, v. 53, n. 2, p. 250-259, 2020.

FERNÁNDEZ, Gimena. Orientaciones para la enseñanza de las Ciencias Sociales en contexto de pandemia. El desafío de articular continuidad pedagógica y aprendizaje significativo. Newsletter N° 44: Dossier especial: Enseñanza virtual en la escuela secundaria: cómo propiciar experiencias de aprendizaje significativo en tiempos de COVID-19, 2020. Disponível em: https://bit.ly/36WdMNX. Acesso em: 15 set. 2020.

FINARDI, K.; PREBIANCA, G. V. V.; MOMM, C. F. Tecnologia na educação: o caso da internet e do inglês como linguagens de inclusão. 2013. Cadernos do IL, Porto Alegre, nº 46, 2013. p.193-208. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/article/view/35931/25846. Acesso em 01 jul. 2020.

FRANCO, Bárbara Alves da Rocha. O uso das TICS como instrumento para ensino da língua inglesa: Perspectivas e Desafios. Revista CBTecLE, v. 1, n. 1, p. 193-202, 2018. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/120. Acesso em: 10 jan. 2020.

GACS, Adam; GOERTLER, Senta; SPASOVA, Shannon. Planned online language education versus crisis?prompted online language teaching: Lessons for the future. Foreign Language Annals. v. 53, p. 380–392, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/flan.12460. Acesso em: 10 jul. 2020.

GAO, Lori Xingzhen; ZHANG, Lawrence Jun. Teacher learning in difficult times: Examining foreign language teachers’ cognitions about online teaching to tide over COVID-19. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 2396, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.549653/full. Acesso em: 20 set. 2020.

GASPARINI, Edmundo. O discurso sobre as novas tecnologias no campo CALL. Revista Odisseia, v. 5, n. 1, p. 60-83, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/19675. Acesso em: 01 set. 2020.

GEORGE, Marcus L. Effective Teaching and Examination Strategies for Undergraduate Learning During COVID-19 School Restrictions. Journal of Educational Technology Systems, v. 49, n. 1, p. 23-48, 2020.

GONZÁLEZ-LLORET, Marta. The need for needs analysis in technology-mediated TBLT. Technology-mediated TBLT. Philadelphia, PA: John Benjamins, p. 23-50, 2014.

HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educase Review, v. 27, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 04 set. 2020.

HONORATO, Andanei Aparecida. Duolingo no ensino-aprendizagem de inglês com foco no vocabulário: potencialidades e limitações. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/155983/honorato_aa_me_sjrp.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 29 jun. 2020.

LIMA, Samuel de Carvalho; SOARES, Kássio Roberto Brito. O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado. LínguaTec, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462. Acesso em: 02 jul. 2020.

LIMA, Samuel de Carvalho; MENDES, Eliziane de Sousa Sampaio. Whatsapp e fake news no ensino de língua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 182-200, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24889. Acesso em: 15 out. 2020.

LIMA, Rodrigo Pozzobon de Albuquerque. A aprendizagem de língua inglesa de alunos cegos e com baixa visão em um contexto de pandemia. 2020, 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18114. Acesso em: 02 out. 2020.

LIU, Zhijun et al. Sleep of preschoolers during the coronavirus disease 2019 (COVID?19) outbreak. Journal of Sleep Research, p. e13142, 2020.

MACINTYRE, Peter D.; GREGERSEN, Tammy; MERCER, Sarah. Language teachers’ coping strategies during the Covid-19 conversion to online teaching: Correlations with stress, wellbeing and negative emotions. System, v. 94, p. 102352, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7443158/. Acesso em: 03 jul. 2020.

MAGGIO, M. 2016. Las tecnologi?as de la informacio?n y la comunicacio?n en las pra?cticas de la ensen?anza. Tesis doctoral, Facultad de Filosofía y Letras, UBA. Disponiívelem: http://repositorio.filo.uba.ar/bitstream/handle/filodigital/6051/uba_ffyl_t_2016_5554.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 mar. 2020.

MARTINS, Margarida et al. Inovação e tecnologia no ensino de línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9652. Acesso em: 04 out. 2020.

MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 136-155, 2020. Disponível em: http://periodicosnovo.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1837. Acesso em: 20 out. 2020.

MENDES, E. de S. S.; LIMA, S. de C. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.2, 2020, p.72-89. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4026. Acesso em: 19 out. 2020.

MENEZES, Angela et al. Rádio IFCWEB campus Brusque: uma experiência na formação crítica e no processo de construção do conhecimento em tempos de covid-19. DESAFIOS DE ENSINAR, APRENDER E AVALIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, 2020.

MORETTI, Giovana. Interculturalidade e estratégias de negociação de sentido em interações de Teletandem. 2020, 93 f. (Mestrado Linguística e Língua Portuguesa) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO, Araraquara-SP, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192768. Acesso em: 15 out. 2020.

MONTEIRO, Francisca Natália Sampaio Pinheiro. As tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras–estudo de caso de escola da Rede Federal de Ensino–CE/Brasil-em contexto anterior ao da pandemia de covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e5819109018-e5819109018, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9018. Acesso em: 29 set. 2020.

MOTA, Belize Ceiloe Costa et al. Duolingo: inovação do inglês na escola. Form@ re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Universidade Federal do Piauí, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/5587/3295. Acesso em: 20 fev. 2020.

NUNES, Karine Cristiane Nogueira. Utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas e sociais de linguagem com foco em comunicação oral em língua inglesa. 2020, 178 f. (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34011. Acesso em 15 out. 2020.

ORTEGA, Lourdes. New CALL-SLA research interfaces for the 21st century: Towards equitable multilingualism. calico journal, v. 34, n. 3, 2017. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/view/33855/pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

PALACIO, Juan Ignacio. La enseñanza de las lenguas en tiempos de pandemia. Newsletter N° 44: Dossier especial: Enseñanza virtual en la escuela secundaria: cómo propiciar experiencias de aprendizaje significativo en tiempos de COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.soc.unicen.edu.ar/index.php/categoria-editorial/278-newsletter/n-44/4074-newsletter-n-44-dossier-especial-la-ensenanza-de-las-lenguas-en-tiempos-de-pandemia. Acesso em: 27 out. 2020.

PASINI; Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA; Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. FAPERGS. Observatório Federal de Santa Maria da COVID-19, 2020, p. 1-9. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 04 set. 2020.

POZA, José Alberto Miranda. Antes e depois da covid-19: volta com as práticas de ensino presencial e remoto-novas tecnologias e tradições educacionais. Open Minds International Journal, v. 1, n. 1, p. 91-97, 2020. Disponível em: https://www.openmindsjournal.com/openminds/article/download/20/15. Acesso em: 25 jun. 2020.

QUADROS, G. B. F. Análise sobre o ensino de línguas em ambientes virtuais gamificados. Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, Anais... v. 3, n. 1, jun. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/5888/5109. Acesso em: 29 jun. 2020.

REDJEKI, Indah Sri; MUHAJIR, R. DUOLINGO For Grammar Learning. PROSIDING LPPM UIKA BOGOR, 2020.

RIO, Marlon Machado Oliveira; NICOLAIDES, Christine Siqueira. “Olha, teacher, acho que dá pra gente usar isso na sala de aula, né?” – diferentes usos de tecnologias digitais no desenvolvimento da produção oral da língua inglesa em contexto da escola pública pelo viés da teoria sociocultural. Intercâmbio, v. 45, 2020.

RIVAS, A. Pedagogía de la excepción: ¿cómo educar en la pandemia? Documento de trabajo. Buenos Aires: Universidad de San Andrés, 2020. Disponível em: https://www.udesa.edu.ar/sites/default/files/rivas-educar_en_tiempos_de_pandemia.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

RODRIGUES, Jeanne; MUENCHOW, Nicole; RIBAS, Fernanda. A utilização de softwares para o ensino de inglês como L2: o Edilim como ferramenta para promover a aprendizagem na sala de aula invertida. Revista Veredas, v. 21, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2017/09/ARTIGO-2.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

ROMERO, A. Duolingo la aplicación más fiable para aprender y certificar un idioma. In: Foro Educación Superior, Innovación e Internacionalización. Seminario Recursos Educativos Abiertos (REA) y MOOC. 2016. Disponível em: https://reposital.cuaed.unam.mx:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4820/VE16.579.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 jul. 2020.

SABOTA, Barbra; PEREIRA, Ariovaldo Lopes. O Uso de Ferramentas Tecnológicas em Ambientes de Aprendizagem: Critérios para Avaliação de Materiais de Ensino em Formato Digital. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 16, n. 2, p. 44-62, 2017. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2292. Acesso em: 19 mar. 2020.

SANTANA, Valdilene Valdice et al. A importância do uso da internet sob o viés da promoção interativa na educação em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 78866-78876, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18357/14817. Acesso em: 20 out. 2020.

SILVA, Fabiana Lemos; SOGABE, Milton. Interfaces gráficas para dispositivos móveis na educação a distância (EAD). DAT Journal, v. 5, n. 2, p. 140-154, 2020. Disponível em: https://datjournal.emnuvens.com.br/dat/article/view/199. Acesso em: 15 out. 2020.

SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira. UNIDADE DIDÁTICA PARA A AULA DE ESPANHOL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Linguagens & Letramentos, v. 5, n. 1, p. 76, 2020. Disponível em: http://www.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/linguagensletramentos/article/view/1432. Acesso em: 15 out. 2020.

SILVA, J. C.; OLIVEIRA, E. R.; BARBOSA, G. A. R. Caracterização de Estratégias de Gamificação em Aplicativos Móveis Educacionais: Um Estudo de Caso do Aplicativo Duolingo. XIV IHC, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2FQAR6H. Acesso em: 03 jun. 2020.

SILVA, Josué de Paulo Bailo; LEITE FILHO, Dionisio Machado. Softwares educacionais e suas aplicações em tempos de pandemia: estudo sobre possibilidades de aplicação. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 50866-50878, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13835. Acesso em: 03 jul. 2020.

SILVA, Antonio Marcio; ROTTAVA, Lucia. Construção de um campo semântico por meio de prática espaçada em ensino de línguas adicionais online. Organon, v. 35, n. 68, 2020. Disponível em: http://repository.essex.ac.uk/28463/. Acesso em: 03 jul. 2020.

SILVA, Douglas dos Santos; ANDRADE, Leane Amaral Paz; SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e424997177-e424997177, 2020.

SOUSA, Ana Paula Ribeiro de et al. A educação e as novas tecnologias de informação e comunicação no contexto da pandemia do novo coronavírus: o professor “r” e o esvaziamento do ato de ensinar. Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado, v. 1, n. 04, p. 53-72, 2020. Disponível em: https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/3. Acesso 15 out. 2020.

TEIXEIRA, Wagner Barros; BRANDÃO, Raimunda Julia de Freitas. Parfor no Amazonas: fronteiras, deslocamentos, e formação de professores de Espanhol. Polifonia, v. 27, n. 47, 2020. Disponível: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/633/138. Aceso 15 out. 2020.

VESSELINOV, R.; GREGO, J. Duolingo Efectiveness Study – Final Report. Dec., 2012. Disponível em: http://static.duolingo.com/s3/DuolingoReport_Final.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

VIEIRA, M. A. O Ensino das Línguas: Uma proposta de b-Learning para complementar a aprendizagem. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Multimédia) - Universidade do Porto, Porto, 2010. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59369/1/000145736.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

WAGNER, Elvis. Duolingo English Test, Revised Version July 2019. Language Assessment Quarterly, v. 17, n. 3, p. 300-315, 2020.

WARD, M. The top 5 languages everyone is learning on Duolingo right now, and how to sign up for them. Business Insider. Disponível em: https://www.businessinsider.com/duolingo-sees-spike-in-new-users-during-coronavirus-pandemic-2020-4. Acesso em: 04 ago. 2020.

WARSCHAUER, M.; HESLEY, D. Computers and language learning: An overview. Language teaching, v. 31, n. 2, p. 57-71, 1998. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/aa93/9897656839e593d8c456607a646f89808a13.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.

Publicado

17-12-2020

Como Citar

MAQUINÉ, G. O.; COELHO, I. M. W. da S. .; FIGUEIREDO , S. B. Digital tools for remote teaching of additional languages in times of pandemic : considerations about Duolingo . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e157020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1570. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1570. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2020-11-15
Accepted 2020-12-09
Published 2020-12-17