Adaptação do método team-based learning para o modelo mediado por tecnologias virtuais de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1617

Palavras-chave:

Educação a distância, Disseminação de tecnologia educacional, Tecnologia educacional

Resumo

O método Team-Based Learning (TBL) foi escolhido para este trabalho como estratégia de ensino virtual por sua versatilidade e proposição do aprendizado ser colaborativa em equipe, embora essa experiência ainda não tenha sido discutida na literatura. O objetivo foi apresentar e descrever uma proposta do método de adaptação do ensino TBL em formato virtual. Foi apresentada uma adequação ao homônimo TBL já utilizado como metodologia ativa em ensino presencial, o qual visa descrever e analisar, de forma integrada, fundamentos para adaptação e inclusão nas práticas docentes, possibilitando aproveitamentos ou empregos como recursos ou ferramentas para ampliar, inovar e agregar nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes e docentes. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo que propõe uma adaptação do TBL virtual, por meio do pacote Google for Education. O público escolhido para essa proposta é de alunos do curso de graduação e pós-graduação, docentes e gestores. Foi realizada uma análise descritiva sobre a viabilidade das atividades educacionais do TBL virtual, conforme os recursos do ambiente de aprendizagem. Em seguida, foi realizada uma análise de viabilidade por meio da matriz SWOT, a partir do levantamento teórico de evidências sobre o método TBL e o ensino a distância e virtual. Os resultados permitiram discutir que a novidade pode contribuir para solidificar as metodologias ativas no ensino a distância e foram identificadas revisão do planejamento e papel docente, a adequação curricular e institucional e a evasão foram discutidos como problemas que ainda precisam ser superados.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

AMORIM, J.; KNEIPP, R. E. . Adaptação do método team-based learning para o modelo mediado por tecnologias virtuais de aprendizagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e161721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1617. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1617. Acesso em: 25 jan. 2022.