Os Saberes da Docência: A Formação Tecnológica do Gastrólogo
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.164Palavras-chave:
Saberes docentes. Formação de professores. Cursos superior de tecnologia em gastronomia.Resumo
As reflexões, ora apresentadas, partem do princípio que os saberes docentes necessários para o exercício da docência estão relacionados com a identidade pessoal, as experiências de vida e com as trajetórias formativas e profissionais dos professores. Atenta para a importância da capacitação docente enquanto movimento permanente, decorrente do compromisso profissional. Foram explorados, analisados e refletidos, por meio de estudo de caso, os saberes docentes relevantes à prática docente dos professores do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Os resultados permitem afirmar que, em sua maioria, os sujeitos investigados valorizam o processo de profissionalização docente para ser professor. Percebem a necessidade de que haja capacitação permanente, compreendendo a relevância dos saberes docentes. Destacam a importância da interdisciplinaridade e das relações teórico-práticas estabelecidas durante a ação docente.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. A didáctica curricular na formação de professores. Desenvolvimento Curricular e Didáctica das Disciplinas. COLÓQUIO NACIONAL DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION INTERNATIONALE DE RECHERCHE EN SCIENCES DE L’ÉDUCATION, 4, 1994, Lisboa. Actas..., Lisboa: AFIRSE/AIPELF, 1994, p. 723-732.
______. Formação Continuada como Instrumento de Formação Docente. In: VEIGA, Ilma (Org.) Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas: Papirus, 1998.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 3. ed. Campinas: Papirus, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 Ago. 2015.
BEAUVOIR, S. A velhice: a realidade incômoda. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. 2. ed. São Paulo: Difel, 1976.
CHIZZOTTI, Antonio. A Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: Evolução e Desafios. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 16; n. 02, p. 221-236, 2003.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FURTADO, Silvana Mello; SCHWAN, Thaina Pacheco; DE PAULA, Nilma Morcerf. Os Cursos de Gastronomia no contexto do Turismo: uma breve reflexão. In: Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 5., 2008, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2008, p. 1-13.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. 2015. Disponível em: <http://www.ifsc.edu.br>. Acesso em: 10 ago. 2015.
KUENZER, Acacia Zeneida. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 45-68, maio/ago. 2002.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2016. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 dez. 2016.
MOURA. Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, (jun. 2008 - ). – Brasília: MEC, SETEC, 2008.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p. 15-33.
PIMENTA, Selma Garrido et al. Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes E Formação Profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista da SOCERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set/out. 2007.
YIN, K. Robert. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.