Avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Administração
percepções de docentes do curso
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1691Palavras-chave:
Ensino Técnico, Avaliação da Aprendizagem, AdministraçãoResumo
Dentre as atribuições do professor que são relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem, a avaliação do aluno pode ser considerada como algo bastante complexo. Diante disso, a pesquisa realizada teve como objetivo geral identificar as percepções dos docentes do curso Técnico em Administração sobre a importância dos instrumentos de avaliação no ensino técnico. Para tanto, foi conduzida uma investigação de cunho qualitativo com os professores do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Ao todo, sete professores responderam ao questionário de coleta de dados. Além disso, documentos julgados pertinentes foram analisados. Constatou-se que para a maior parte dos docentes pesquisados a avaliação é uma ferramenta importante para os processos de ensino e de aprendizagem. Entre os instrumentos utilizados pelos docentes para avaliação dos alunos, constatou-se que eles têm buscado utilizar mecanismos diversificados, como seminários, atividades, provas, no entanto, muitos recorrem ainda às formas tradicionais de avaliação. Diante disso, considerando a educação como algo em constante construção, como sugestão, ao final do trabalho foram propostas metodologias que podem ser adotas para avaliação da aprendizagem dos alunos, como Tempestade de ideias, Caso empático, Júri Simulado, Roleplaying, Design Thinking e Aprendizagem baseada em projetos.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o se?culo XXI [recurso eletro?nico]. Traduc?a?o: Fernando de Siqueira Rodrigues. Revisão te?cnica: Maria da Grac?a Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 2014.
BOLDARINE, Rosaria de Fátima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 67, p. 160-189, 2017.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 maio 2020.
CARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-996, jul.-set., 2014.
CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIES, Jean-Pierre; GROULX Lionel H.; LAPERRIERE Anne; MAYER Robert; PIRES Alvaro. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2008, pp. 295-316.
FERREIRA, Victor Cláudio Paradela, et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.
FERRETTI, Celso João. Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas. In: Kuenzer; Acácia Zeneida et al. (org). Educação profissional: desafios e debates. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FREITAS, LUIZ CARLOS DE et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
GOMES, Francilete Viana; SILVA, Josinelde Maria Coelho da; MOREIRA, Camila Mascarenhas. Avaliação da aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio: uma reflexão crítica. In: Anais Colóquio Nacional -A produção do conhecimento em Educação Profissional, 2015.
INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. Projeto Político Pedagógico dos Cursos Técnicos. Técnico em Administração, Concomitante e/ou Subsequente. IFSUDESTEMG: Rio Pomba, 2019. Disponível em: https://sig.ifsudestemg.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=8190&idTipo=1. Acesso em: 10 out. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. Regulamento acadêmico dos cursos de educação profissional técnica de nível médio. IFSUDESTEMG, 2018. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/unidades/sjdr/diretorias-sistemicas/ensino/coordenacao-geral-de-assistencia-estudantil/publicacoes/regulamento-academico-dos-cursos-tecnicos-rat.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. 261p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola. Série Idéias, n. 8, p. 71-80, 1998.
MENDONÇA, Aline Graciele. Avaliação da aprendizagem no ensino técnico de nível médio: Desafios e perspectivas. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, pp.9-29.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos; GRUMBACH; Gilda Maria. Didática. 3. ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
SANTOS, Guilherme da Silva dos; MARCHESAN, Maria Tereza Nunes. Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e seus docentes: trajetos e desafios. Linguagens-Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 11, n. 1, p. 357-374, 2017.
SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira; OLIVEIRA, Katya Luciane de; MOREIRA, Ana Elisa da Costa. Estratégias de aprendizagem no ensino técnico profissional. Psico-USF, v. 20, n. 3, p. 433-446, 2015.
SOUZA, Sandra Mara Valadares Castro; SANTO, Eniel do Espírito. Reflexão da Didática como mediadora entre a teoria e prática pedagógica. Universitas. Humanas, v. 10, n. 1, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA, Léia Aparecida; FONSECA, Ricardo Lopes. O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografa na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 22, n. 1, p. 153-171, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/125843. Acesso em: 20 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2021-09-18
Published 2021-10-14