Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1714

Palavras-chave:

Fisioterapia, Ensino, Métodos Didático-Pedagógicos

Resumo

A disciplina de Anatomia Humana (AH) é considerada um dos pilares da matriz curricular que compõem o ciclo básico das graduações na área da saúde, servindo de subsídio para outros componentes curriculares, exatamente como acontece na graduação em Fisioterapia. Entretanto, a literatura aponta dificuldades durante a trajetória da disciplina, pois se trata de um conteúdo extenso e complexo. Neste sentido, este estudo visa identificar quais as abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em AH e suas aplicações para graduandos em Fisioterapia. Para tanto, foi realizado uma revisão integrativa da literatura, utilizando bases de dados eletrônicas – Google Acadêmico, SciELO e Periódicos Capes – aplicando as seguintes palavras-chave: “Ensino de Anatomia Humana”, “Anatomia Humana e Educação” e “Anatomia Humana”. Foram encontrados 1764 artigos dos quais após avaliação, leitura do título e do resumo, 179 foram selecionados. Em seguida, procedemos à leitura e coleta de informações que apontaram uma diversidade de tecnologias educacionais e metodologias ativas voltadas ao ensino de Anatomia Humana. Principalmente, nos últimos 20 anos, constatando a importância de inovações constantes no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, em sua maioria, os estudos investigaram propostas de tecnologias e metodologias educacionais, novas e/ou adaptadas, aos cursos da área da saúde e, uma pequena parcela de estudos direcionada a Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Ramon Queiroz, Centro Universitário de Volta Redonda

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2016), na condição de bolsista integral do Programa Universidade para Todos - PROUNI. Pós-graduado em Traumato-Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual (UNESA). Atualmente, curso o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA) e pós-graduação lato senso em Acupuntura (FASF). Estou Fisioterapeuta estaturário na Prefeitura Municipal de Volta Redonda - RJ e no Centro de Saúde Renascer - Unidade Corpo Funcional. Atuo com o método Pilates, Fisioterapia traumato-ortopédica e Fisioterapia neurofuncional. Possuindo também experiência em Reeducação Postural Global (RPG) e Fisioterapia Uroginecológica.

André Barbosa Vargas, Centro Universitário de Volta Redonda

André é Biólogo graduado em Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Com experiência em entomologia e ecologia organizou cursos de curta duração, abordando temas como Ecologia, Entomologia e Mirmecologia. Atuou como consultor Técnico realizando estudos de monitoramento e impactos ambientais, utilizando formigas como bioindicadores. Foi Sócio Diretor na empresa Resiliência Consultoria Ambiental. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, atuando nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Design. E no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA.

Carlos Alberto Sanches Pereira , Centro Universitário de Volta Redonda

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

Referências

ARRUDA, Rodrigo Moreira; SOUSA, Cintia Regina Andrade. Aproveitamento teórico-prático da disciplina anatomia humana do curso de fisioterapia. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 38, n. 1, p. 65-71, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100009. Acesso em: 26 jan. 2021.

BOFF, Tália Cássia et al. O uso da tecnologia no ensino da anatomia humana: revisão sistemática da literatura de 2017 a 2020. Medicina, Ribeirão Preto, v. 53, n. 4, p. 447-455, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/169288/166395. Acesso em: 02 abr. 2021.

BRITO, Sherindan et al. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n. 2, p. 25-38, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n20/a17v38n20p26.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.

CARDINOT, Themis Moura et al. Importância da disciplina de anatomia humana para os discentes de Educação Física e Fisioterapia da Abeu Centro Universitário De Belford Roxo/RJ. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 1, p. 95-102, 2014. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1092. Acesso em: 26 jan. 2021.

COLARES, Maria Alice Mendes et al. Metodologias de ensino de anatomia humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, Maringá, v. 23, n. 3, p. 140-160, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51527. Acesso em: 01 abr. 2021.

COLLIPAL, Larre Erika; SILVA, Mella Héctor. Estudio de la anatomía en cadáver y modelos anatómicos: impresión de los estudiantes. Int. J. Morphol, Temuco, v. 29, n. 4, p. 1181-1185, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022011000400018. Acesso em: 26 set. 2021.

COSTA, Gilliene Batista Ferreira da; COSTA, Gilliane Batista Ferreira da; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500011. Acesso em: 26 jan. 2021.

COSTA, Gilliene Batista Ferreira da; COSTA, Gilliane Batista Ferreira da; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O Cadáver no Ensino da Anatomia Humana: uma Visão Metodológica e Bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000500011. Acesso em: 31 jan. 2021.

CROCHEMORE, Matheus Gonçalves; MARQUES, Alexandre Carriconde. Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 8-28, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.8-28.375. Acesso em: 02 fev. 2021.

FEITOZA, Alonso Átila Pires et al. Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino de anatomia humana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 5, n. 11, p. 210-233, 2019. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/770. Acesso em: 21 fev. 2021.

FORNAZIERO, Célia Cristina; GIL, Célia Regina Rodrigues. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da Anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v27.2-009. Acesso em: 25 set. 2021.

JOHNSON, Elizabeth O; CHARCHANTI, Antonia V; TROUPIS, Theodore G. Modernization of an anatomy class: from conceptualization to implementation: a case for integrated multimodal – multidisciplinary teaching. Anat Sci Educ. p. 1-13, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ase.1296. Acesso em: 24 set. 2021.

KFOURI, Samira Fayez et al. Aproximações da Escola Nova com as Metodologias Ativas: Ensinar na Era Digital. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 20, n 2. p. 132-140, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p132-140. Acesso em: 23 set. 2021.

MARTINELI, Anderson et al. Percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior acerca da Disciplina de Anatomia e sua influência na formação profissional. Arch Health Invest, Araçatuba, v. 8, n. 7, p. 336-341, 2019. Disponível em: https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3270. Acesso em: 01 fev. 2021.

OLIVEIRA, Rafael Galista de; WOLKERS, Carla Patrícia Bejo. Aprendizagem da Anatomia Humana: contribuição de um roteiro teórico-prático. Ciência em Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 43, p. 3-13. Disponível em: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v22n43p3-13. Acesso em: 01 mar. 2021.

PEREIRA, Davi Farias et al. Ferramenta prática e multidisciplinar de aprendizagem-curso de dissecção anatômica. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 15, p. 124-130, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48528. Acesso em: 02 mar. 2021.

PEREIRA, Kleber Fernando et al. Utilização de material plastinado em detrimento aos modelos tradicionais: verificação da predileção de alunos de anatomia humana. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 17, n. 2, p. 105-108, 2013. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5007. Acesso em: 01 mar. 2021.

SILVA, Janice Henriques da et al. O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica. Ciência e Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 95-110, jan./mar., 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010007. Acesso em: 26 fev. 2021.

SILVA, Thiago Santos da; ALMEIDA, Igor Duarte de. A radiologia na prática clínica do Fisioterapeuta. Fisioterapia Ser, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 58 -62, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341684451. Acesso em: 04 abr. 2021.

STRINI, Polyanne Junqueira Silva Andresen; STRINI, Paulinne Junqueira Silva Andresen; BERNARDINO JÚNIOR, Roberto. Metodologia ativa em aulas práticas de anatomia humana: A conjunta elaboração de roteiros. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 27, n. 2, p, 680-697, maio/ago., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-13. Acesso em: 10 mar. 2021.

VERRI, Edson Donizetti et al. Elaboração de vídeo-aula como ferramenta de complementar de aprendizagem dos discentes da área de saúde do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Linguagem Acadêmica, v. 1, n. 1, p. 123-130, 2011. Disponível em: https://web-api-claretiano-edu-br.s3.amazonaws.com/cms/biblioteca/revistas/edicoes/6059fe25c0ce6055c496d14f/605b6685dbbe5f8e7720e902.pdfhttps://www.researchgate.net/publication/228751626. Acesso em: 06 jan. 2021.

Publicado

30-11-2021

Como Citar

QUEIROZ, C. R.; VARGAS, A. B.; PEREIRA , C. A. S. Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e171421, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1714. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1714. Acesso em: 25 nov. 2024.
Received 2021-04-16
Accepted 2021-11-17
Published 2021-11-30