Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1714Palavras-chave:
Fisioterapia, Ensino, Métodos Didático-PedagógicosResumo
A disciplina de Anatomia Humana (AH) é considerada um dos pilares da matriz curricular que compõem o ciclo básico das graduações na área da saúde, servindo de subsídio para outros componentes curriculares, exatamente como acontece na graduação em Fisioterapia. Entretanto, a literatura aponta dificuldades durante a trajetória da disciplina, pois se trata de um conteúdo extenso e complexo. Neste sentido, este estudo visa identificar quais as abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em AH e suas aplicações para graduandos em Fisioterapia. Para tanto, foi realizado uma revisão integrativa da literatura, utilizando bases de dados eletrônicas – Google Acadêmico, SciELO e Periódicos Capes – aplicando as seguintes palavras-chave: “Ensino de Anatomia Humana”, “Anatomia Humana e Educação” e “Anatomia Humana”. Foram encontrados 1764 artigos dos quais após avaliação, leitura do título e do resumo, 179 foram selecionados. Em seguida, procedemos à leitura e coleta de informações que apontaram uma diversidade de tecnologias educacionais e metodologias ativas voltadas ao ensino de Anatomia Humana. Principalmente, nos últimos 20 anos, constatando a importância de inovações constantes no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, em sua maioria, os estudos investigaram propostas de tecnologias e metodologias educacionais, novas e/ou adaptadas, aos cursos da área da saúde e, uma pequena parcela de estudos direcionada a Fisioterapia.
Downloads
Métricas
Referências
ARRUDA, Rodrigo Moreira; SOUSA, Cintia Regina Andrade. Aproveitamento teórico-prático da disciplina anatomia humana do curso de fisioterapia. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 38, n. 1, p. 65-71, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100009. Acesso em: 26 jan. 2021.
BOFF, Tália Cássia et al. O uso da tecnologia no ensino da anatomia humana: revisão sistemática da literatura de 2017 a 2020. Medicina, Ribeirão Preto, v. 53, n. 4, p. 447-455, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/169288/166395. Acesso em: 02 abr. 2021.
BRITO, Sherindan et al. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n. 2, p. 25-38, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n20/a17v38n20p26.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.
CARDINOT, Themis Moura et al. Importância da disciplina de anatomia humana para os discentes de Educação Física e Fisioterapia da Abeu Centro Universitário De Belford Roxo/RJ. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 1, p. 95-102, 2014. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1092. Acesso em: 26 jan. 2021.
COLARES, Maria Alice Mendes et al. Metodologias de ensino de anatomia humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, Maringá, v. 23, n. 3, p. 140-160, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51527. Acesso em: 01 abr. 2021.
COLLIPAL, Larre Erika; SILVA, Mella Héctor. Estudio de la anatomía en cadáver y modelos anatómicos: impresión de los estudiantes. Int. J. Morphol, Temuco, v. 29, n. 4, p. 1181-1185, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022011000400018. Acesso em: 26 set. 2021.
COSTA, Gilliene Batista Ferreira da; COSTA, Gilliane Batista Ferreira da; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500011. Acesso em: 26 jan. 2021.
COSTA, Gilliene Batista Ferreira da; COSTA, Gilliane Batista Ferreira da; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O Cadáver no Ensino da Anatomia Humana: uma Visão Metodológica e Bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000500011. Acesso em: 31 jan. 2021.
CROCHEMORE, Matheus Gonçalves; MARQUES, Alexandre Carriconde. Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 8-28, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.8-28.375. Acesso em: 02 fev. 2021.
FEITOZA, Alonso Átila Pires et al. Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino de anatomia humana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 5, n. 11, p. 210-233, 2019. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/770. Acesso em: 21 fev. 2021.
FORNAZIERO, Célia Cristina; GIL, Célia Regina Rodrigues. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da Anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v27.2-009. Acesso em: 25 set. 2021.
JOHNSON, Elizabeth O; CHARCHANTI, Antonia V; TROUPIS, Theodore G. Modernization of an anatomy class: from conceptualization to implementation: a case for integrated multimodal – multidisciplinary teaching. Anat Sci Educ. p. 1-13, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ase.1296. Acesso em: 24 set. 2021.
KFOURI, Samira Fayez et al. Aproximações da Escola Nova com as Metodologias Ativas: Ensinar na Era Digital. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 20, n 2. p. 132-140, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p132-140. Acesso em: 23 set. 2021.
MARTINELI, Anderson et al. Percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior acerca da Disciplina de Anatomia e sua influência na formação profissional. Arch Health Invest, Araçatuba, v. 8, n. 7, p. 336-341, 2019. Disponível em: https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3270. Acesso em: 01 fev. 2021.
OLIVEIRA, Rafael Galista de; WOLKERS, Carla Patrícia Bejo. Aprendizagem da Anatomia Humana: contribuição de um roteiro teórico-prático. Ciência em Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 43, p. 3-13. Disponível em: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v22n43p3-13. Acesso em: 01 mar. 2021.
PEREIRA, Davi Farias et al. Ferramenta prática e multidisciplinar de aprendizagem-curso de dissecção anatômica. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 15, p. 124-130, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48528. Acesso em: 02 mar. 2021.
PEREIRA, Kleber Fernando et al. Utilização de material plastinado em detrimento aos modelos tradicionais: verificação da predileção de alunos de anatomia humana. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 17, n. 2, p. 105-108, 2013. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5007. Acesso em: 01 mar. 2021.
SILVA, Janice Henriques da et al. O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica. Ciência e Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 95-110, jan./mar., 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010007. Acesso em: 26 fev. 2021.
SILVA, Thiago Santos da; ALMEIDA, Igor Duarte de. A radiologia na prática clínica do Fisioterapeuta. Fisioterapia Ser, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 58 -62, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341684451. Acesso em: 04 abr. 2021.
STRINI, Polyanne Junqueira Silva Andresen; STRINI, Paulinne Junqueira Silva Andresen; BERNARDINO JÚNIOR, Roberto. Metodologia ativa em aulas práticas de anatomia humana: A conjunta elaboração de roteiros. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 27, n. 2, p, 680-697, maio/ago., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-13. Acesso em: 10 mar. 2021.
VERRI, Edson Donizetti et al. Elaboração de vídeo-aula como ferramenta de complementar de aprendizagem dos discentes da área de saúde do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Linguagem Acadêmica, v. 1, n. 1, p. 123-130, 2011. Disponível em: https://web-api-claretiano-edu-br.s3.amazonaws.com/cms/biblioteca/revistas/edicoes/6059fe25c0ce6055c496d14f/605b6685dbbe5f8e7720e902.pdfhttps://www.researchgate.net/publication/228751626. Acesso em: 06 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2021-11-17
Published 2021-11-30