Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1714

Palabras clave:

Fisioterapia, Ensino, Métodos Didático-Pedagógicos

Resumen

A disciplina de Anatomia Humana (AH) é considerada um dos pilares da matriz curricular que compõem o ciclo básico das graduações na área da saúde, servindo de subsídio para outros componentes curriculares, exatamente como acontece na graduação em Fisioterapia. Entretanto, a literatura aponta dificuldades durante a trajetória da disciplina, pois se trata de um conteúdo extenso e complexo. Neste sentido, este estudo visa identificar quais as abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em AH e suas aplicações para graduandos em Fisioterapia. Para tanto, foi realizado uma revisão integrativa da literatura, utilizando bases de dados eletrônicas – Google Acadêmico, SciELO e Periódicos Capes – aplicando as seguintes palavras-chave: “Ensino de Anatomia Humana”, “Anatomia Humana e Educação” e “Anatomia Humana”. Foram encontrados 1764 artigos dos quais após avaliação, leitura do título e do resumo, 179 foram selecionados. Em seguida, procedemos à leitura e coleta de informações que apontaram uma diversidade de tecnologias educacionais e metodologias ativas voltadas ao ensino de Anatomia Humana. Principalmente, nos últimos 20 anos, constatando a importância de inovações constantes no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, em sua maioria, os estudos investigaram propostas de tecnologias e metodologias educacionais, novas e/ou adaptadas, aos cursos da área da saúde e, uma pequena parcela de estudos direcionada a Fisioterapia.

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Biografía del autor/a

Caio Ramon Queiroz, Centro Universitário de Volta Redonda

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2016), na condição de bolsista integral do Programa Universidade para Todos - PROUNI. Pós-graduado em Traumato-Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual (UNESA). Atualmente, curso o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA) e pós-graduação lato senso em Acupuntura (FASF). Estou Fisioterapeuta estaturário na Prefeitura Municipal de Volta Redonda - RJ e no Centro de Saúde Renascer - Unidade Corpo Funcional. Atuo com o método Pilates, Fisioterapia traumato-ortopédica e Fisioterapia neurofuncional. Possuindo também experiência em Reeducação Postural Global (RPG) e Fisioterapia Uroginecológica.

André Barbosa Vargas, Centro Universitário de Volta Redonda

André é Biólogo graduado em Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Com experiência em entomologia e ecologia organizou cursos de curta duração, abordando temas como Ecologia, Entomologia e Mirmecologia. Atuou como consultor Técnico realizando estudos de monitoramento e impactos ambientais, utilizando formigas como bioindicadores. Foi Sócio Diretor na empresa Resiliência Consultoria Ambiental. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, atuando nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Design. E no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA.

Carlos Alberto Sanches Pereira , Centro Universitário de Volta Redonda

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

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Publicado

2021-11-30

Cómo citar

QUEIROZ, C. R.; VARGAS, A. B.; PEREIRA , C. A. S. Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia . Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 7, p. e171421, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1714. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1714. Acesso em: 27 jul. 2024.
Recibido 2021-04-16
Aceptado 2021-11-17
Publicado 2021-11-30