Estudo sobre a tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1734

Palavras-chave:

Formação Docente, Professor de Biologia, Temática Ambiental

Resumo

Objetivou-se com a pesquisa a realização de uma análise de publicações relacionadas à tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores, para conhecer o panorama dos estudos sobre a inserção da temática educação ambiental na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou trabalhos de 2010 a 2020 no Portal de Periódicos da CAPES. Realizou-se a leitura na íntegra dos 10 artigos. Os resultados obtidos evidenciam que o tema vem sendo abordado na formação inicial de professores de Biologia, além de áreas como Geografia, Química, Física e Pedagogia por meio de disciplinas optativas, atividades de estágio, extensão ou ainda em ações promovidas por estudantes, embora descontextualizadas com a formação dos futuros professores em questão. Observou-se que são poucas as pesquisas sobre a intersecção da tríade investigada. Assim, recomendam-se novas pesquisas que fortaleçam a inserção da temática de forma efetiva no âmbito da formação de professores de Biologia e das publicações científicas.

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Publicado

04-03-2022

Como Citar

NUNES, M. V.; FEITOSA, R. A. Estudo sobre a tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores: uma revisão sistemática de literatura. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e173422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1734. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1734. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2021-04-29
Accepted 2022-02-22
Published 2022-03-04