Estudo sobre a tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1734

Palavras-chave:

Formação Docente, Professor de Biologia, Temática Ambiental

Resumo

Objetivou-se com a pesquisa a realização de uma análise de publicações relacionadas à tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores, para conhecer o panorama dos estudos sobre a inserção da temática educação ambiental na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou trabalhos de 2010 a 2020 no Portal de Periódicos da CAPES. Realizou-se a leitura na íntegra dos 10 artigos. Os resultados obtidos evidenciam que o tema vem sendo abordado na formação inicial de professores de Biologia, além de áreas como Geografia, Química, Física e Pedagogia por meio de disciplinas optativas, atividades de estágio, extensão ou ainda em ações promovidas por estudantes, embora descontextualizadas com a formação dos futuros professores em questão. Observou-se que são poucas as pesquisas sobre a intersecção da tríade investigada. Assim, recomendam-se novas pesquisas que fortaleçam a inserção da temática de forma efetiva no âmbito da formação de professores de Biologia e das publicações científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, M. L. F.; FRANÇA, T. L. Concepções de Educação Ambiental de Professores de Biologia em Formação nas Universidades Públicas Federais de Recife. Educar em Revista, v. 29, n. 50, p. 237-252, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28682/21539. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000400015

AVELAR, M. C. de.; PEREIRA, M. S. V. O Panorama da Educação Ambiental na Formação de Professores na Universidade Federal do Pará. Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar. Acesso em: 21 nov. 2021.

BARBOSA-PEREIRA, J. F. Percepções sobre Educação Ambiental por Alunos de dois Cursos de Formação de Professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/Licenciatura em Ciências Naturais. 64f. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Ensino) – Universidade Federal Fluminense. 2020. Disponível em: http://infes.uff.br/wp-content/uploads/sites/147/2021/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Juliana-de-Freitas-Barbosa-Pereira.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

BARCHI, R. A Filosofia Cínica e as Perspectivas Ecologistas em Educação. Revista Fermentario, n. 6, p. 1-18, 2012. Disponível em: http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/article/view/104. Acesso em: 26 abr. 2021.

BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, E. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica do Mestrado Educação Ambiental (REMEA), v. 24, p. 173-85, 2010. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3891/2321. Acesso em: 26 abr. 2021.

BRASIL. Lei nº. 9795/99. Lei de Educação Ambiental: dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999, 27 de abril de 1999, (1999). Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321. Acesso em: 19 mar. 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos. Brasília: CAPES/MEC, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br. Acesso: 26 abr. 2021.

CENDON, B. V.; RIBEIRO, N. A. Análise da Literatura Acadêmica sobre o Portal Periódico Capes. Revista Brasileira de Inovação, v. 18, n. 2, p. 157-178, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/92271. Acesso em: 26 abr. 2021.

CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro para Revisão Bibliográfica Sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projeto. Anais... 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Porto Alegre, RS, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002833837. Acesso em: 22 nov. 2021.

CUBA, M. Educação Ambiental nas Escolas. Educação, Cultura e Comunicação, v. 1, n. 2, p, 23-31, 2010. Disponível em: https://issuu.com/cadic.adm/docs/eccom_v1_n2_2010. Acesso em: 26 abr. 2021.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DINIZ, J. C. A.; CHAGAS, F. A. O. A Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Física do IFG e de Professores de Ciências Biológicas da e de Física da UFG. Cadernos Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 5, n. 1, p 221-231, 2014. Disponível em: http://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/188; acesso em: 26 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.14571/cets.v5.221-234

DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/195808557.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923

FARIAS, N. R.; DINARDI, A. J. A Temática Ambiental nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Educação Ambiental em Ação, v. 17, n. 64, p. 1-24, 2018. Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3261. Acesso em: 26 abr. 2021.

GALIETA, T. Análise de Discursos de Futuros Professores de Biologia sobre a Educação Ambiental: sentidos produzidos no contexto de uma avaliação. Revista Ibero-americana de Educação, v. 66, n. 2, p. 1-13, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5876117. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.35362/rie662278

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação, v. 6 n. 1, p. 57-73, 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

GOMIDE, C. R.; PINTO, J. T.; HECK, K.; RIBEIRO, A. G. C.; MAGRIOTIS, Z. M.; SACZK, A. A. Educação Ambiental: histórico, panorama atual e perspectivas futuras em instituições de ensino. Educação Ambiental em Ação, v. 17, n. 66, 2018. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3499. Acesso em: 20 mar. 2021.

GUIMARÃES, S. S. M.; INFORSATO, E. C. A Percepção do Professor de Biologia e sua Formação: a Educação Ambiental em questão. Revista Ciência e Educação, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n3/16.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Version 2.3, EBTSE Technical Report, EBSE-2007-01, Durham/UK: Keele University, University of Durham, 2007. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf. Acesso em: 21 nov. 2021.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Educação Ambiental: um olhar sobre dissertações e teses. Revista Brasileira de Educação em Ciências, v. 6, n. 2, p. 1-21, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4047/2611. Acesso em: 20 nov. 2021.

LOSANO, F. J.; WASS, T.; LAMBRECHTS, W.; LUKMAN, R.; HUG, J. J. A Review of Commitment and Implementation of Sustainable Development in Higher Education: results from a worldwide survey. Journal of Cleaner Production, v. 108, p. 1-18, 2015. Disponível em: https://pubag.nal.usda.gov/catalog/5469199. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.09.048

MORTIN, S. D.; GONÇALVES, R. M. T.; CASSINS, D. M. S de O.; SAHEB, D. Educação Ambiental na Formação Inicial Docente: um mapeamento das pesquisas brasileiras em teses e dissertações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 81-102, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332771227_EDUCACAO_AMBIENTAL_NA_FORMACAO_INICIAL_DOCENTE_UM_MAPEAMENTO_DAS_PESQUISAS_BRASILEIRAS_EM_TESES_E_DISSERTACOES. Acesso em: 20 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p81

OLIVEIRA, M. N. Pensando a Formação de Professores em Educação Ambiental. Revista Monografias Ambientais Santa Maria, v. 15, p. 08-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/18732/pdf. Acesso em: 21 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130818732

PENAGOS, W. M. M. La Inclusión de la Dimensión Ambiental en la Educación Superior: um estudio de caso en la facultad de medio ambiente de la Universidad Distrital en Bogotá. 2011, 401f. Tese (Doctorado intereruniversitario de educación ambiental) Facultad de ciencias de la educación, Universidad de Sevilla, 2011. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307878. Acesso em: 10 abr. 2021.

PEREIRA, Y. C. C. Ampliação dos Olhares sobre a Sustentabilidade no Curso de Pedagogia: relatando uma experiência no estágio supervisionado. In: RUSCHEINSKY et al., (orgs). Ambientalização nas Instituições de Educação Superior no Brasil. São Carlos: EESC/USP, p. 206-218, 2014. Disponível em: https://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/sites/default/files/Livro-Ambientalizacao-nas-instituicoes-de-educacao-superior-no-Brasil.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

PEREIRA, K. B.; DINARDI, A. J.; PESSANO, E. C. A Abordagem da Educação Ambiental em um Projeto Pedagógico de um Curso de Ciências da Natureza, Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1-32, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/issue/archive. Acesso em: 05 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5200

PORTELA, J. L.; LIMA, M. D. F. Educação Ambiental: atendimento aos objetivos da PNEA na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1864-1880, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492/7337. Acesso em: 20 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880

RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão Sistemática de Literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2269/218. Acesso em: 15 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01

REIGOTA, M. Cidadania e Educação Ambiental. Psicologia & Educação, São Paulo, n. 20, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000400009

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012.

REIM, W.; PARIDA, V.; ÖRTQVIST, D. Product–Service Systems (PSS) Business Models and Tactics: a Systematic Literature Review. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 61-75, 2015. Disponível em: http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/content/view/full/17039/(relations)/all. Acesso em: 16 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.07.003

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.

SANTOS, R. S. dos. Caminhos Formativos para Inserção da Educação Ambiental no Currículo de Formação de Professores. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 134-157, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6466/14694. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p134

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, A. F. de S.; BASTOS, A. dos S. PINHO, M. J. S. Educação Ambiental e Sustentabilidade nos Cursos de Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 362-376, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10847/8559. Acesso em: 21 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10847

SILVA, D. dos S.; CAVALARI, R. M. F. Ambientalização Curricular em Cursos de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. 9258, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33299. Acesso em: 03 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172018200111

SORRENTINO, M.; NASCIMENTO, E. P. do. Universidade e Políticas Públicas de Educação Ambiental. Educação em Foco, v. 14, n. 2, p. 15-38, 2010. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2011/10/Artigo-01-14.2.pdf. Acesso em: 04 abr. 2021.

SOUZA, A. P. S.; GULLICH, R. I. C. Educação Ambiental: um olhar sobre a formação de professores de Ciências e Biologia. Cadernos CIMEAC, v. 9, n. 2, p. 39-67, 2019.disponivel em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2415. Acesso em: 03 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.2415

SCHOENINGER, F. P.; AMARAL, A. Q.; BOENO, R. M. Ambientalização Curricular e a Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/967/0. Acesso em: 19 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.967

STORTTI, M. A.; SANCHEZ, C. P. Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a Temática da Justiça, Conflitos e Racismo Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 2, p. 60, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8925/5931. Acesso em: 17 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8925

TEIXEIRA, C.; TORALES, M. A. A Questão Ambiental e a Formação de Professores para a Educação Básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, v. 30, n. 3, p. 127-144, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/issue/archive. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38111

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2001.

TOZONI-REIS, M. F.; CAMPOS, L. M. L. Educação Ambiental Escolar, Formação Humana e Formação de Professores: articulações necessárias. Educar em Revista, [edição especial], n. 3, p. 145-162, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/cfc9PgJjwsyVc7wMkw4bJSz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38112

TRISTÃO, M. Educação Ambiental na Formação de Professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

QUADRA, G. R.; D’ÁVILA, S. Educação Não-Formal: qual a sua importância? Revista Brasileira de Zoociências, v. 17, n. 2, p. 22-27, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/zoociencias/article/view/24644. Acesso em: 28 mar. 2021.

Downloads

Publicado

04-03-2022

Como Citar

NUNES, M. V.; FEITOSA, R. A. Estudo sobre a tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores: uma revisão sistemática de literatura. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e173422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1734. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1734. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2021-04-29
Accepted 2022-02-22
Published 2022-03-04