A matemática da administração de medicamentos

desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem

Autores

  • Ademar Guimarães Melo Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca https://orcid.org/0000-0001-8257-1250
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janete Bolite Frant Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1756

Palavras-chave:

Teoria Socio-Histórico-Cultural, Educação Matemática, Ensino Técnico

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os problemas de ensino-aprendizagem da temática de Administração de Medicamentos no contexto de um curso técnico de enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que um grupo formado por três professores e quatro alunos participaram de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam diversas dificuldades, entre as quais a de articular a matemática com ações da administração de medicamentos, como diluições de medicamentos e preparo de soluções. Entre os fatores relacionados à essa questão, foram identificados a “matofobia” e as lacunas na formação. Em relação às lacunas na formação, identificou-se a dificuldade dos alunos para compreender o conceito de unidades de medidas e o conceito de proporcionalidade. Conceitos matemáticos são ferramentas mediadoras na atividade de administração de medicamentos, que apropriados pelos sujeitos, contribuem para solucionar problemas no contexto de suas práticas sociotécnicas. Os resultados apontam para a necessidade de reorientar estratégias educativas, e isto significa integrar contextualização e interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem sem deixar, todavia, de levar em conta que o aluno já realiza muitas das operações matemáticas necessárias para a administração de medicamentos na resolução de problemas de seu cotidiano. Resta, pois, que as estratégias educativas sejam elaboradas de modo que ajudem os alunos a expressar e a ressignificar os conhecimentos de matemática de seu cotidiano nas práticas de administração de medicamentos do técnico de enfermagem.

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Biografia do Autor

Ademar Guimarães Melo, Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989). Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia UFRJ (2015). Doutorando do NUTES/UFRJ Atualmente é professor de Biologia do Ensino Básico e Tecnológico do CEFET-Uned NI. Interesse nas áreas de tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa, construtivismo, construção de jogos educativos, ensino de ciência e saúde.

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação". Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e no uso de Redes Sociais na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação - Boston University (1986) e doutorado em Educação - Boston University (1992). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação do NUTES/UFRJ entre 1998-2002 e como Diretora do NUTES/UFRJ nos seguintes períodos: 2002-2010 e 2013-2015.

Janete Bolite Frant, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação Matemática pela New York University, Estados Unidos (1993) é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem prática docente no ensino superior e em programas de Pós-Graduação (latu e stricto sensu), nas redes: particular e federal. Atualmente é professor de Didática da Matemática no curso de Pedagogia e de Metodologia da Pesquisa no PEMAT- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, ambos da UFRJ. Atuou nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula como professora e como coordenadora programa de pós graduação em Educação Matemática (1994- 2000), no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da PUC_SP (2001 - 2007), no programa de pós graduação em Educação Matemática da Uniban/ Anhanguera (2007/8, 20016) projetos de pesquisa no ensino e aprendizagem em conceitos de matemática avançada e do ensino básico e fundamental, o uso de tecnologia, o papel da linguagem, principalmente da argumentação. Em todos esses programas atuei orientando dissertações e teses, e como orientadora da tese que recebeu prêmio de melhor tese do ano em 2016 pela Capes. Desde 2000 as pesquisas recaem sobre Educação Matemática: Corpo, tecnologia e linguagem. Utilizando e contribuindo para a Teoria da Cognição Corporificada, e a relação desse prisma teórico com tecnologias digitais. Meu interesse também foca em questões metodológicas relativas ao uso de vídeos para produção de dados em pesquisas de Educação Matemática. Atualmente trabalho com a formação inicial de professores na Pedagogia, formação continuada fazendo parte do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. E como colaboradora do PEMAT-UFRJ

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Publicado

26-04-2022

Como Citar

MELO, A. G.; STRUCHINER, M.; FRANT, J. B. A matemática da administração de medicamentos: desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e175622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1756. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1756. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2021-05-19
Accepted 2022-04-19
Published 2022-04-26