A matemática da administração de medicamentos

desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem

Autores

  • Ademar Guimarães Melo Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca https://orcid.org/0000-0001-8257-1250
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janete Bolite Frant Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1756

Palavras-chave:

Teoria Socio-Histórico-Cultural, Educação Matemática, Ensino Técnico

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os problemas de ensino-aprendizagem da temática de Administração de Medicamentos no contexto de um curso técnico de enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que um grupo formado por três professores e quatro alunos participaram de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam diversas dificuldades, entre as quais a de articular a matemática com ações da administração de medicamentos, como diluições de medicamentos e preparo de soluções. Entre os fatores relacionados à essa questão, foram identificados a “matofobia” e as lacunas na formação. Em relação às lacunas na formação, identificou-se a dificuldade dos alunos para compreender o conceito de unidades de medidas e o conceito de proporcionalidade. Conceitos matemáticos são ferramentas mediadoras na atividade de administração de medicamentos, que apropriados pelos sujeitos, contribuem para solucionar problemas no contexto de suas práticas sociotécnicas. Os resultados apontam para a necessidade de reorientar estratégias educativas, e isto significa integrar contextualização e interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem sem deixar, todavia, de levar em conta que o aluno já realiza muitas das operações matemáticas necessárias para a administração de medicamentos na resolução de problemas de seu cotidiano. Resta, pois, que as estratégias educativas sejam elaboradas de modo que ajudem os alunos a expressar e a ressignificar os conhecimentos de matemática de seu cotidiano nas práticas de administração de medicamentos do técnico de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademar Guimarães Melo, Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989). Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia UFRJ (2015). Doutorando do NUTES/UFRJ Atualmente é professor de Biologia do Ensino Básico e Tecnológico do CEFET-Uned NI. Interesse nas áreas de tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa, construtivismo, construção de jogos educativos, ensino de ciência e saúde.

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação". Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e no uso de Redes Sociais na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação - Boston University (1986) e doutorado em Educação - Boston University (1992). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação do NUTES/UFRJ entre 1998-2002 e como Diretora do NUTES/UFRJ nos seguintes períodos: 2002-2010 e 2013-2015.

Janete Bolite Frant, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação Matemática pela New York University, Estados Unidos (1993) é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem prática docente no ensino superior e em programas de Pós-Graduação (latu e stricto sensu), nas redes: particular e federal. Atualmente é professor de Didática da Matemática no curso de Pedagogia e de Metodologia da Pesquisa no PEMAT- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, ambos da UFRJ. Atuou nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula como professora e como coordenadora programa de pós graduação em Educação Matemática (1994- 2000), no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da PUC_SP (2001 - 2007), no programa de pós graduação em Educação Matemática da Uniban/ Anhanguera (2007/8, 20016) projetos de pesquisa no ensino e aprendizagem em conceitos de matemática avançada e do ensino básico e fundamental, o uso de tecnologia, o papel da linguagem, principalmente da argumentação. Em todos esses programas atuei orientando dissertações e teses, e como orientadora da tese que recebeu prêmio de melhor tese do ano em 2016 pela Capes. Desde 2000 as pesquisas recaem sobre Educação Matemática: Corpo, tecnologia e linguagem. Utilizando e contribuindo para a Teoria da Cognição Corporificada, e a relação desse prisma teórico com tecnologias digitais. Meu interesse também foca em questões metodológicas relativas ao uso de vídeos para produção de dados em pesquisas de Educação Matemática. Atualmente trabalho com a formação inicial de professores na Pedagogia, formação continuada fazendo parte do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. E como colaboradora do PEMAT-UFRJ

Referências

AIRES, Ketri Fagonde et al. Contribuição da carga de trabalho para a ocorrência de erros de medicação na enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line, v. 10, n. 12, p. 4572–4580, 2016.

BAGNATO, M. H. S. et al. Ensino médio e educação profissionalizante em enfermagem: algumas reflexões. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. 2, p. 279–286, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000200015

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1a ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Bases Legais. 2000.

BRASIL. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Projeto Pedagógico Institucional. 57f. 2018.

BRITO, F. Uma forma prática de trabalhar as unidades de medidas no cotidiano dos alunos do Ensino Médio. COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO IV. Anais..., 2020.

CENCI, A.; DAMIANI, M. F. Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. Roteiro, v. 43, n. 3, p. 919–948, 19 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594

CGI. TIC Kids online Brasil 2015: Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor de Internet no Brasil, 2016.

COFEN. Enfermagem em números. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros>. Acesso em: 26 jun. 2018.

COSTA, Nelson Lage da; PIVA, Teresa Cristina de Carvalho. Os cálculos utilizados na enfermagem: uma explicação com o auxílio da Educação Matemática. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA VIII., 2017, Madri. Anais..., Madri, 2017, p.245-253.

COSTANZI, Rogério Nagamine et al. Breve análise da nova projeção da população do IBGE e seus impactos previdenciários. Brasilia: IPEA, 2018.

CUNHA, A.; MESSIAS, C.; ALMEIDA, A. Matemática aplicada a enfermagem: cálculo de dosagem e diluição de medicamentos em um portal educacional. Revista Enfermagem Atual, p. 1–8, 2019. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.150

DASCHEVI, E; SILVA, A. Grandezas e medidas: uma estratégia para o ensino. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Versão Online ISBN, Cadernos PDE. Volume I- Paraná, 2016.

FRIGOTTO, G. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In: Fundamentos da educação escolar do brasil contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575416129.0009

GALIZA, Dayze Djanira Furtado de et al. Preparo e administração de medicamentos: erros cometidos pela equipe de enfermagem. Rev. Bras. Farm, v. 5, n. 2, p. 45–50, 2014.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 1a ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, H.; PIRES, C. Educação Matemática na Educação Profissional de nível Médio: Análise sobre possibilidades de abordagens interdisciplinares. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 28, n. 48, p. 230–254, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n48a12

GREDLER, M. Understanding Vygotsky for the classroom: Is It too late? Educational Psychology Review, v. 24, n. 1, p. 113–131, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-011-9183-6

KLUG, D.; RAMOS, M. G. Saberes de Matemática utilizados por técnicos de enfermagem em sua prática profissional. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 8, n. 1, p. 119–137, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p119

MESSENDER, H.; MORADILLO, E. O Lúdico no Ensino de Química: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 360–368, 2016.

MOREIRA, I. N. et al. Erros Na Administração De Medicamentos Pela Enfermagem?: Revisão Integrativa De Literatura. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, v. 21, n. May 2017, p. 95–99, 2018.

MOURA, D.; LIMA, D.; SILVA, M. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–80, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

NASCIMENTO, M. A.; FREITAS, K.; OLIVEIRA, C. G. Erros na administração de medicamentos na prática assistencial da equipe de enfermagem: Uma Revisão Sistemática. Cadernos de graduação, v. 3, p. 241–256, 2016.

NOSS, R.; HOYLES, C.; POZZI, S. Abstraction in expertise: A study of nurses’ conceptions of concentration. Journal for Research in Mathematics Education, v. 33, n. 3, p. 204–229, 2002. DOI: https://doi.org/10.2307/749725

NUNES, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. 16a ed. São Paulo: Cortez editora, 2011.

OLIVEIRA, A. C.; SANTOS, C. A.; FLORÊNCIO, R. R. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. Revista Científica da FASETE, v. 1, p. 26, 2019.

PIRES, Célia Maria Carolino. O Que Ensinar em Matemática. São Paulo: PUC, 2000.

PIRES, M. F. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 173–182, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100010

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. 1a. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980.

RAMOS, M. Concepções e práticas pedagógicas nas escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. suppl 1, p. 153–173, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000400008

RAMOS, M. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 93–114, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100008

ROCHA, C. S. et al. Ensino da matemática em níveis fundamental e médio: Utilizando jogos como ferramentas didáticas. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e26010615756, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15756

SANTOS, F.; NUNES, C.; VIANA, M. A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Médio. Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 1980–4415, p. 517–536, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a25

SCHOROEDER, E. Concetitos espontâneos e conceitos científicos: o processo da construção conceitual em Vygotsky. Atos de Pesquisa em Educação, v. 2, n. 2, p. 293–318, 2007.

SCHMIDT, B.; PALAZZI, A.; PICCININI, C. A. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 8, n. 4, p. 960, 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

SILVA, A.; FOSSÁ, M. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualita@s Revista Eletrônica, v. 17, n. 1, p. 1–14, 2015.

SILVA, J. Enfermagem e dificuldades em cálculos aritméticos. Revista Nursing, v. 81, n. 8, p. 91–98, 2005.

SILVA, João André Tavares. O ensino profissional técnico de enfermagem e a formação para o sus. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

SILVA, M. F. B.; SANTANA, J. S. Erros na administração de medicamentos pelos profissionais de Enfermagem. ACM arq. catarin. med, v. 47, n. 4, p. 146–154, 2018.

SILVA, M. V. As dificuldades de aprendizagem da matemática e sua relação com a matofobia. 2014. 58f. Monografia (Especialização em Educação) Universidade Estadual da Paraiba. Princesa Isabel, 2014.

SILVA NETO, Oscar. A Regra de Três nos currículos ao longo da história. SIMPÓSIO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE-SIMPEMAD. Anais..., v. 1, p. 105-119, 2014.

SILVEIRA, M. S. et al. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem?: revisão integrativa. Revista Gaucha de Enfermagem, v. 38, n. 2, p. 1–9, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204

SZYMANSKI, H. A entrevista na Pesquisa em Educação. 4a ed. Brasilia: Autores Associados, 2011.

VIEIRA, S. L. et al. Des-interesse no ensino profissionalizante na produção do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 1, p. 141–8, 2014.

VYGOTSKY, L. A construçao do pensamento e da linguagem. 1ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo: Ridendo, 2007.

Downloads

Publicado

26-04-2022

Como Citar

MELO, A. G.; STRUCHINER, M.; FRANT, J. B. A matemática da administração de medicamentos: desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e175622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1756. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1756. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2021-05-19
Accepted 2022-04-19
Published 2022-04-26