Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento

contribuições para formação de professores com apoio de um sistema via web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1771

Palavras-chave:

Reflexão, Formação Docente, Informática na Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da experimentação de um sistema via web que possibilita a reflexão de licenciandos sobre as Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA). As ATPA têm como propósito o enriquecimento da formação inicial por meio da abordagem de temas não estudados nos componentes curriculares da matriz, bem como o aprofundamento de outros. Essas atividades devem ser desempenhadas por licenciandos, como previsto na Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015, que determina o cumprimento da carga horária mínima de 200 horas. Assim é importante que os alunos reflitam sobre as atividades realizadas de modo que elas não sejam cumpridas apenas por determinação da resolução e, nesse sentido, Tecnologias Digitais podem servir como suporte. Nesse contexto, foi desenvolvido um Sistema via web que, além de apoiar o armazenamento, discussão e avaliação das ATPA, possibilita o registro da relação entre a atividade realizada e a licenciatura em curso, por meio de um relatório. A pesquisa foi realizada com 35 licenciandos do 5.º e 8.º períodos do curso de licenciatura em Letras, do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, e teve uma abordagem qualitativa. Os relatórios postados no sistema foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Constatou-se que o Sistema ATPA, com os registros dos relatórios, contribuiu para que os alunos refletissem sobre as ATPA de que participaram, sendo possível estabelecer a relação com a licenciatura em curso e, consequentemente, enriquecer a formação inicial docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF, 18 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Resolução nº 2 de 1º de julho de 2015. Brasília-DF, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Resolução nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Brasília-DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 26 out. 2021.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul: Plageder, 2009.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6211666. Acesso em: 26 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72 – 89, jul./dez. 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317 Acesso em: 26 out. 2021.

PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B.R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. São Paulo: AMGH Editora, 2016.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, L. The signature pedagogies of the professions of law, medicine, engineering, and the clergy: potential lessons for the education of teachers. In: WORKSHOP: TEACHER EDUCATION FOR EFFECTIVE TEACHING AND LEARNING. 6-8 February, 2005. Irvine, Califórnia. Anais [...]. Irvine, 2005. Disponível em: http://www.taylorprograms.com/images/Shulman_Signature_Pedagogies.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.

SILVA, J. A. da. Percepção dos Alunos em Relação às Atividades Complementares no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Lasalle–Unilasalle. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 18, 2008, Gramado - Rio Grande do Sul. Anais [...]. Gramado - Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/347.pdf. Acesso em 26 out. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa e autor, 1993.

Downloads

Publicado

07-01-2022

Como Citar

MIRANDA, K. F. S.; PEIXOTO, G. T. B.; LOPES, A. M. de A. Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: contribuições para formação de professores com apoio de um sistema via web. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e177122, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1771. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1771. Acesso em: 23 abr. 2024.
Received 2021-06-08
Accepted 2021-11-17
Published 2022-01-07