Ensino interdisciplinar do tema energia eólica
contribuições da FlexQuest® para a Alfabetização Científica e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1777Palavras-chave:
Flexquest, Energia eólica, Alfabetização científica e tecnológica, EnsinoResumo
Esse artigo analisa o desenvolvimento de uma sequência didática pautada na estratégia FlexQuest® na perspectiva da Teoria da Flexibilidade Cognitiva formulada por Spiro e colaboradores, e possíveis contribuições dessa abordagem para a Alfabetização Científica e Tecnológica proposta por Fourez. O objetivo é verificar a presença dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino do tema energia eólica nas aulas de física de uma turma do 3º ano de uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, localizada numa região do interior do Estado da Bahia proeminente na produção de energia eólica. A sequência didática foi estruturada a partir de casos e minicasos representativos de situações reais, organizados didaticamente na plataforma FlexQuest®. Os dados de pesquisa foram obtidos dos registros de áudio gravados das aulas, de diários de bordo, de atividades realizadas pelos estudantes na plataforma e de seus manuscritos. A análise considerou a articulação dos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Os resultados alcançados sugerem que a problematização do tema segundo a travessia da paisagem sob diversas direções favoreceu o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e da autonomia, comunicação e domínio pelos estudantes, indícios de potencial contribuição dessa articulação para a Alfabetização Científica e Tecnológica.
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Accepted 2021-10-13
Published 2021-10-22