O ensino de funções do 1º grau por meio da gamificação com o Escape Factory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1788

Palavras-chave:

Função do 1º grau, Gamificação, Ensino de matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições da plataforma Escape Factory na sistematização e organização de atividades, utilizando o conteúdo de funções do 1º grau por meio de estratégias de gamificação em uma atividade desenvolvida de forma remota. A metodologia adotada para este trabalho é de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa exploratória, em que a participação dos estudantes nos permitiu aprimorar ideias ou hipóteses sobre a viabilidade no uso da plataforma, fornecendo dados para análise com base em sua desenvoltura na atividade. O público-alvo foi um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública estadual do campo. Os resultados mostram a aceitação da plataforma, as características da gamificação presentes no trabalho, o desempenho dos alunos e suas impressões sobre a experiência, a visão do professor sobre o uso da plataforma, bem como as fragilidades encontradas nesta experiência. Por fim, constata-se que as aulas com gamificação estimulam a participação dos alunos e promovem um ambiente propício à aprendizagem, mesmo com as dificuldades encontradas em seu uso. Além disso, o fato de existirem poucas pesquisas com a plataforma Escape Factory mostra que este trabalho traz um recurso a ser explorado por professores e estudiosos da área, dado o potencial que a gamificação tem de desenvolver competências e habilidades nos alunos.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialista no Ensino de Matemática (ISEIB), Licenciado em Matemática (IFCE). Tecnólogo em Alimentos (CENTEC); Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva-(UNIQ); Especialista em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE); Licenciando em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA). Site pessoal: https://ufc.academia.edu/PauloVitordaSilvaSantiago. E-mail: pvitor60@hotmail.com.

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática - UVA, Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará - UFC. Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar - UniAmérica. Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará – EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. E-mail: rtsnaty@gmail.com

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor titular do Departamento de Matemática, IFCE, campus Fortaleza, IFCE. Bolsista de produtividade em pesquisa PQ2 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em ensino de Ciências e Matemática. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica PROEPT-IFCE. Coordenador acadêmico do POLO do Doutorado em REDE/IFCE – Rede Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288513376230522. Site pessoal e trabalhos disponíveis para download: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles

 

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Publicado

18-03-2022

Como Citar

SANTIAGO, P. V. da S.; SOUSA, R. T. de .; ALVES, F. R. V. . O ensino de funções do 1º grau por meio da gamificação com o Escape Factory. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e178822, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1788. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1788. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2021-06-25
Accepted 2022-03-11
Published 2022-03-18