O ensino emancipador com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação

Autores

  • Aline Zorzi Schultheis de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Universidade Federal de Rondônia
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia
  • Adonias Soares da Silva Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia; Universidade Federal de Rondônia
  • Sandra Santos da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Universidade Federal de Rondônia
  • Ana Paula Batista Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.179

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Trabalho.

Resumo

Os avanços tecnológicos ocasionam diversas mudanças na sociedade e, consequentemente, na Escola. Essa pesquisa tem como objetivo analisar como são utilizadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos professores da rede municipal e estadual da cidade de Manaus- AM nas suas práticas pedagógicas e investigar como as TICs podem contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a realidade vigente, e ser utilizada no contexto escolar em uma perspectiva emancipadora. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 23 professoras da rede municipal e estadual do município de Manaus, AM. Os resultados apontam a necessidade de estabelecermos uma reflexão sobre os sentidos dados às TICs no contexto escolar, a fim que sejam utilizadas em uma perspectiva emancipadora e não alienadora, para transformar e não apenas reproduzir. Portanto, a reflexão sobre esses aspectos apontam para a necessidade de refletirmos na sociedade capitalista o papel do trabalho e da educação que precisam estar vinculados. Deste modo, a utilização das TICs deve proporcionar caminhos para formar cidadãos críticos, capazes de transformar a realidade vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015), atualmente é Pedagoga e Coordenadora Geral de Ações Inclusivas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar e Especialista em Educação Infantil (UFAM). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inclusão Social.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Professor Dr. Glenn Walter Erickson e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob orientação da Professora Drª Rosa maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Chefe do Departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia e professor associado II da Universidade Federal de Rondônia. Atua como Professor e Orientador no Mestrado acadêmico e Profissional em educação Escolar.Tem experiência como professor de Filosofia nas áreas de Filosofia da Educação, Epistemologia, Metodologia da Pesquisa em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação Escolar. Pesquisador nas áreas de Educação Escolar e Políticas Públicas, Educação ambiental, Educação ambiental na amazônia .

Adonias Soares da Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia; Universidade Federal de Rondônia

Mestrando em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015), atualmente é Professor Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia ? IFRO, campus Porto Velho Zona Norte, é Professor da Pós-Graduação do IFRO, Coordenador de Integração Escola, Empresa e Comunidade - CIEEC e Chefe do Departamento de Extensão Substituto - Depex do IFRO, campus Porto Velho Zona Norte. Administrador - CRA/RO nº 5145, possui Graduação em Administração pela Faculdade Integradas de Ariquemes - RO (2006), Graduação em Direito pela Faculdade de Rondônia - Faro/RO (2011), Pós Graduado em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera / Uniderp - SP (2012), Pós Graduado em Docência no Ensino Superior pala Faculdade de Rondônia - FARO (2013), Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Católica de Rondônia - FCR (2014), Pós Graduando em Educação à distância pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2015). Pós Graduando em Educação Empreendedora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC / RJ (2016). Atualmente é membro vinculado ao Grupo de estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA, Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GEPED, ambos do IFRO. É membro permanente da CPE do Conselho Regional de Administração - CRA/RO. É Membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Tem experiência na área da Administração pública / geral, Direito e Educação, com ênfase em gestão.

Sandra Santos da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Universidade Federal de Rondônia

Mestranda  em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015), atualmente Técnica Pedagoga de cargo efetivo no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM, Campus de Humaitá. Foi Docente PEDAGOGA efetiva do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE- IFAC- Campus Xapury (2013-2014).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2003) e mestrado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental (2012). Atuou 4 anos como professora da Faculdade Rolim de Moura e também como COORDENADORA dos cursos de Licenciaturas Pedagogia, História e Geografia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e tecnologias na educação - atuou como formadora de professores para melhoria do IDEB das escolas Estaduais- RO no Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar.

Ana Paula Batista Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Universidade Federal de Rondônia

Mestranda  em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2015), atualmente Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, Campus Humaitá. Graudada em Informática.

Referências

ARRUDA, Eucidio. Relações entre tecnologias digitais e educação: perspectivas para a compreensão da aprendizagem escolar contemporânea. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 13-22.

BONILLA, Maria Helena Silveira. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson de Luca (Org.). Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 70-81.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: comunidade em fluxo. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 23-40.

BRASIL. Parecer CNE/CP no 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf > Acesso em: 01 jul. 2015.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In: LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 241- 288.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. 212 p.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia Moderna. Tradução de: Newton Ramos de Oliveira, São Paulo, Cortez, 1996.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de: Conceição Jardim et al. Lisboa: Editorial Presença, 1980, p. 11-102, v 1.

MORIN, Edgard. A via para o futuro da humanidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 183-205.

PETRY, Luís Carlos. O conceito de novas tecnologias e a hipermídia como uma nova forma de pensamento. Cibertextualidades, Porto, v. 1, n. 1, p. 110-125, 2006.

PINTO, Álvaro Vieira. Indicações metodológicas para a definição do subdesenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Belo Horizonte, MG: Universidade de Minas Gerais, v. 3, n. 2, p. 252-79, jul. 1963.

POZO, Juan Ignácio. A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação e Conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 31, p. 8-11, 2004. Trimestral.

PRETTO, Nelson de Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar. Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/n37/a10n37> Acesso em: 19 dez. 2016.

SACRISTÁN, José. A educação que temos, a educação que queremos. In: ZIMBERNÓN, Francisco. A educação do século XXI, os desafios do futuro imediato. 2. ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, p. 37-62

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan./abr. 2007, p. 152-180.

SELWYN, Neil. O uso das TICs na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do reino unido. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 815-850, out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

FREITAS, A. Z. S. de; BARBA, C. H. de; SILVA JUNIOR, A. S. da; COSTA, S. S. da; LOPES, A. P. B. O ensino emancipador com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.179. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/179. Acesso em: 7 maio. 2024.
Received 2017-01-10
Accepted 2017-06-26
Published 2017-06-30