O estágio como prática educativa no currículo integrado

percepções docentes e discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1815

Palavras-chave:

Integração Teoria-Prática, Estágio Supervisionado, Educação Profissional

Resumo

No contexto da educação ofertada pelos Institutos Federais, o ensino médio na modalidade integrada tem a teoria e a prática como dimensões indissociáveis, o que deve estar refletido nas práticas adotadas para a efetivação de seu currículo. Tendo como objeto do estudo o estágio supervisionado, a pesquisa teve como objetivo compreender quais aspectos são necessários para que o estágio, enquanto etapa curricular, cumpra com sua função formativa no currículo integrado. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas com docentes e técnicos na área de mecânica e enviados formulários via e-mail para os discentes. A partir da análise de conteúdo temática, verificou-se como temas principais a relação teoria-prática, o fetiche da prática, as contribuições para a formação e as dificuldades na prática. Constatou-se que o estágio é uma prática educativa complexa, com múltiplas influências, que necessita do envolvimento de todos os seus atores para que cumpra com seu objetivo formativo no contexto de uma educação profissional integrada ao nível médio.

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Publicado

28-03-2022

Como Citar

RAULINO, C. G. de S.; DIEMER, O. O estágio como prática educativa no currículo integrado: percepções docentes e discentes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e181522, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1815. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1815. Acesso em: 6 out. 2024.