O uso das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica e o fomento à leitura

possibilidades para a curricularização da extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1892

Palavras-chave:

Estímulo à leitura, Atividades de extensão, Educação profissional

Resumo

Este artigo busca ratificar a importância e a contribuição das bibliotecas das instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como propositoras na realização de práticas interativas de fomento à leitura. Também busca apresentar ações de incentivo à leitura que podem ser oferecidas por meio de atividades de extensão, com o intuito de colaborar para a formação educacional e social e trazer novas possibilidades para estratégias de efetivação da curricularização da extensão. Pensando nas possibilidades e estratégias para implementação da curricularização da extensão nas diversas instituições de EPT, questiona-se qual seria o papel das bibliotecas neste processo, considerando a infinidade de atividades que podem ser exploradas nestes espaços e a relevância destas para a formação integral dos sujeitos. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, por meio da descrição das ações propostas e aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus União da Vitória, no período de 2017 a 2019. Indicam-se sugestões de ações relacionadas à temática, as quais poderão contribuir para a formação integral dos estudantes e para o diálogo da instituição com a sociedade. Diante disso, verificou-se que o desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura pode apresentar resultados positivos com relação ao envolvimento da comunidade interna e externa, e possibilitar a realização de proposições que despertem o interesse pela leitura de forma dinâmica e atrativa, contribuindo também para o desenvolvimento de atividades de extensão e para a implementação da curricularização da extensão.

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Biografia do Autor

Viviane Aparecida Traversin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2003) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura (2005) com experiência na docência de ensino superior, ensino médio e ensino fundamental. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2018). Atuação profissional como Auxiliar de Biblioteca pelo IFPR - Campus União da Vitória.

Leandro Rafael Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2011 - 2015). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (2007 - 2009). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (Bacharelado e Licenciatura 2003 - 2006). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geografia Médica e da Saúde, Ensino da Geografia e Geografia Socioambiental, Climatologia Geográfica, Epistemologia da Geografia e Metodologia Científica, além de Educação e Ensino, em especial Educação Profissional e Tecnológica. Bolsista do CNPq por 2 anos (2004-2006). Bolsista do Mestrado (PROF/CAPES) entre 2007 e 2008. Professor Substituto do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) entre 2008 e 2009. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba em 2010. Professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari entre 2010 a 2013. Desde 2013 é Professor do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba, no qual atuou como coordenador local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) entre 2016 e 2019. Desde 2019 está como Diretor de Pós-Graduação do IFPR, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi/IFPR).

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

LESKE, S. R. dos S.; TRAVERSIN, V. A.; PINTO, L. R. . O uso das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica e o fomento à leitura: possibilidades para a curricularização da extensão. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e189222, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1892. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1892. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-04
Accepted 2021-12-22
Published 2022-01-07