Influência dos aspectos formativos e geracionais no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: o que dizem os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2020

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação de Professores, Interações Sociais

Resumo

O artigo descreve, por meio de pesquisas bibliográficas e correlatas, aspectos geracionais e formativos de professores quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para isso, busca-se compreender de que modo esses aspectos refletem no contexto da aprendizagem estudantil, por meio de contribuições advindas de autores como Nóvoa, Vigotsky, Prensky e Lévy. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso de entrevista como estratégia para a coleta de dados. A entrevista foi realizada com dez professores em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Lages, na serra catarinense. Os dados foram analisados pelos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin e organizados com o apoio do software MAXQDA 2020. Almejou-se compreender como as TIC são propaladas no contexto educacional, bem como encontrar algumas evidências da influência tecnológica e geracional na prática pedagógica dos professores. Pôde-se observar que as formações envolvendo a Cultura Digital oferecidas são escassas. Igualmente, também foi possível ponderar que os professores tidos como nativos digitais, bem como alguns estudantes, possuem fundamentada facilidade para administrar ferramentas tecnológicas e os imigrantes digitais entrevistados estão dispostos a aperfeiçoar os conhecimentos tecnológicos, desde que tenham a égide para isso. Nesse contexto, mudanças significativas são estimadas, de modo a ressignificar a troca de experiências e conhecimentos no âmbito das interações sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

RIBEIRO, D. C.; DA SILVA, M. P. Influência dos aspectos formativos e geracionais no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: o que dizem os professores?. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e202022, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2020. Acesso em: 30 abr. 2024.