O Ensino Híbrido segundo compreensões apresentadas por professores da Área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2039

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Inovação, Educação para Saúde, Docentes

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer o que professores da Área da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Distrito Federal entendem por Ensino Híbrido. Como instrumento de coleta de informações, foi utilizada a entrevista semiestruturada aplicada para sete professores que ministram ou já ministraram disciplinas no modelo híbrido, composta de um roteiro com oito questões. A análise dessas informações foi inspirada na Análise de Conteúdo, principalmente os procedimentos de fragmentação, codificação e realização de agrupamentos das respostas. Conclui-se que os sete professores indicaram compreender que as disciplinas híbridas são assim denominadas por combinar o ensino digital com o ensino presencial (online mais presencial). Houve indicações de benefícios do Ensino Híbrido para alunos e professores, citação da legislação que defende essa forma de ensino nas IES, bem como menção da atualidade desse modelo de ensino, de sua estruturação e da sua eficácia em gerar autonomia e competências profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Lorran Melo André da Silva, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2012). Pós-graduado em Terapia Manual e Postural pelo Instituto Salgado (2015). Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias, com ênfase no Ensino Híbrido. Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas (finalizando em 2022/1). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Terapia Manual, Postural e Desportiva, Hospitalar, Docência do Ensino Superior, Coordenação Acadêmica e Coordenação de curso (Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem). 

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017). É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera -- Uniderp. Sua produção centra-se na formação de professores e ramifica-se para os seguintes desdobramentos: análises textuais, inovações no processo de ensino e aprendizagem e Educação do Campo.

Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Doutoranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Cursando Formação Pedagógica em Pedagogia, Especialista em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica, Especialista em Direito Eleitoral pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e graduação em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL

Referências

BACICH, L. Ensino híbrido: relato de formação e prática docente para a personalização e o uso integrado das tecnologias digitais na educação. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC, [S. l.], n. 7, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3323. Acesso em: 06 jul. 2020.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BRASIL. Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior. Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019: oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913 Acesso em 06 de jul. 2020.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 05 de jan. 2020

SZYMANSKI, H. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. Brasília: Plano, 2008.

Downloads

Publicado

09-03-2023

Como Citar

SILVA, A. L. M. A. da .; CARVALHO, D. F.; DELALIBERA, D. C. A. R. . O Ensino Híbrido segundo compreensões apresentadas por professores da Área da Saúde. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e203923, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2039. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2039. Acesso em: 28 mar. 2024.