v. 9 n. jan./dez. (2023): Publicação Contínua (Continuous Publishing)

Editorial

Artigos

  • Narrativas digitais na formação de professores revisão de literatura das produções

    Késsia Mileny de Paulo Moura
    e202923
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2029
  • Uso de metodologias ativas no ensino remoto estudo longitudinal em um curso de engenharia de produção no nordeste brasileiro

    Sandra Rufino, Fernanda Barreto de Almeida Rocha Mariz, Mariah Caroline Martins de Sousa, Nivanio Jerônimo
    e203423
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2034
  • Compreensão leitora no ensino superior um estudo sobre os efeitos de recursos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura

    Róger Sullivan Faleiro, Kári Lúcia Forneck
    e197823
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.1978
  • Saber o seu lugar a elaboração de um Produto Educacional sobre cotas para negros no Ensino Médio Integrado

    Marcia Aparecida de Oliveira, Lerice de Castro Garzoni
    e205123
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2051
  • O Ensino Híbrido segundo compreensões apresentadas por professores da Área da Saúde

    Arthur Lorran Melo André da Silva, Diego Fogaça Carvalho, Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera
    e203923
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2039
  • EGIF- experiência de construção de um aplicativo para egressos dos Institutos Federais

    Caroline da Silva Torres, Deuzilene Marques Salazar
    e207123
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2071
  • O uso dos objetos digitais de aprendizagem “Massa Molar” e “Concentrações” no ensino médio durante o ensino remoto

    Rodrigo da Silva Ferraz, José Wilson Pires Carvalho, Cláudia Landin Negreiros
    e205723
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2057
  • O recurso audiovisual no ensino de radiação e suas relações com a saúde humana para surdos

    Kamilla Fonseca Lemes, Sandra Regina Longhin, Thábio de Almeida Silva
    e212123
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2121
  • Edutenimento o uso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Anatomia

    Emília Cristina Benevides de Freitas, Kátia Cristina do Amaral Tavares, Cíntia Regina Lacerda Rabello, Carolina Nascimento Spiegel
    e214923
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2149
  • O descarte correto de cosméticos no cotidiano o ensino de Química a partir de Podcast com enfoque CTSA

    Ivna Casela, Gilmar Pereira de Souza, Silmar Antonio Travain
    e205323
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2053
  • Espaço não formal amazônico Museu da Amazônia como oportunidade de aprendizado no ensino da Química para o nível médio

    Pamela Pereira Nunes, Renato Henriques de Souza
    e218123
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2181
  • Quem forma se forma ao formar o letramento científico docente na Educação Infantil

    Alessandra da Silva Ribeiro, Aline Viégas Vianna
    e207523
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2075
  • La música se hace relato: interacciones creativas para escribir (hoy) mejor y leer más (mañana)

    Miguel Sánchez García, Juana Rosa Suárez-Robaina
    e221823
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2218
  • Práticas de sensibilização ambiental no Ensino Infantil usando a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis Expansa)

    Fabrícia Souza da Silva, Augusto Fachín Terán, Priscila Eduarda Dessimoni Morhy, Lívia Amanda de Andrade Aguiar
    e218323
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2183
  • Sugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto

    Victor Henrique Rodrigues de Borba, Gladys Quevedo-Camargo
    e219323
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2193
  • Aplicativos de orientação para a produção textual avaliando recursos digitais no contexto do ensino tecnológico

    Meriângela Sales Rodrigues, Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino, Geam Karlo-Gomes
    e219023
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2190
  • A importância que egressos atribuem à participação em uma equipe de robótica para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC e do pensamento computacional

    Yuri Reis de Castro, Alessandro Damásio Trani Gomes
    e221423
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2214
  • O Ensino a Distância e as novas formas de mercantilização do ensino superior no Brasil

    Samira Loreto Edilberto Pompeu
    e221723
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2217
  • Articulação entre a Divulgação Científica e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto brasileiro do Ensino de Ciências

    João Vitor Venceslau de Almeida, Luis Diego Mora-Brenes, Andrei Steveen Moreno-Rodríguez
    e225723
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2257
  • Estudantes Surdos no IF Sudeste MG – campus Barbacena: percepções docentes

    Aurora Maria Baptista da Silva, Adriano Reder de Carvalho
    e225523
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2255
  • Applets de Área no GeoGebra colaborando para uma melhor compreensão de algumas fórmulas

    Hakel Fernandes de Awila, Ricardo Fajardo
    e223523
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2235

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica

  • Neste novo tempo reflexões e ações para e sobre a Educação Básica

    Ivanise Maria Rizzatti, Giselle Rôças
    e217823
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2178
  • O ensino de física avaliado por Richard Feynman em 1952 e os dias atuais a questão da contextualização

    Danielle Juliana Silva Martins, Helinando Pequeno de Oliveira
    e205923
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2059
  • Uma história sobre a licenciatura curta em Ciências no Município de Ariquemes (RO) (1990-2000)

    Flávia Martins, Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
    e209123
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2091
  • Ateliê didático um processo formativo docente para a ressignificação do ensino de microbiologia

    Danielle Ribeiro Rocha, Gabriele Marisco
    e209223
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2092
  • Videoaulas de Robótica Educacional articulação dos conteúdos de Ciências para o Ensino Fundamental I

    Mayara Viniani Obadowski Ledur Ribeiro, Bruna Heloiza Kacharowski Pereira Castanho, Emerson Joucoski
    e210923
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2109
  • Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo

    José Mario dos Santos Trindade, Augusto Cesar de Castro Barbosa, Cláudia Ferreira Reis Concordido, Marcus Vinicius Tovar Costa
    e213023
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2130
  • Análise de Dissertações sobre o uso da horta escolar para a promoção da Educação Ambiental em nível Fundamental e Médio

    Thalia de Jesus Ecks Soares, João Paulo Stadler, Mariana da Silva Azevedo
    e212423
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2124
  • Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental uma revisão de literatura

    Márcio Matoso de Pontes, Dina Séfora Santana Menezes de Lima, Maria Cleide da Silva Barroso
    e212223
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2122
  • Processo de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos

    Ronilson Freitas de Souza, Maria Fabiana Sousa Rosa
    e213323
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2133
  • Super Colheita uma proposta de gamificação no estudo de frutas, hortaliças e derivados em um curso técnico em Alimentos

    Vinícius Munhoz Fraga, Taís Pereira da Fonseca , Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Marcus Vinicius Pereira
    e212723
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2127