Edutenimento

o uso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Anatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2149

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Educação Física, Ensino

Resumo

O Facebook é o líder mundial no ranking das redes sociais, e, de acordo com o site Statista, em 2022, ultrapassou 2,96 bilhões de usuários ativos. Além disso, é uma ferramenta interativa, colaborativa, com possibilidades de compartilhamentos de links, vídeos, documentos, entre outros. Atentos às possibilidades das redes sociais, docentes de diferentes disciplinas vêm desenvolvendo suas práticas utilizando o Facebook como uma ferramenta de edutenimento. Este estudo tem por objetivo apresentar os resultados do processo de incorporação do Facebook como um dos ambientes virtuais da disciplina de Anatomia, buscando entender as possíveis contribuições de uma rede social vinculada ao ensino e aprendizagem de Anatomia. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação prática, que permite ao pesquisador escolher as práticas pedagógicas baseadas nas suas experiências e nas necessidades dos seus alunos. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos, sobre o uso de uma rede social como ambiente virtual de aprendizagem para licenciandos em Educação Física, em uma universidade federal localizada no Município do Rio de Janeiro. A geração de dados foi feita por meio da observação on-line participante, das interações realizadas no ambiente da rede social e por um questionário para avaliar a percepção dos alunos sobre o aprendizado. Os discentes avaliaram positivamente o uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem. Por ser uma rede social utilizada como ambiente educacional, esta promoveu uma maior interação entre os indivíduos e acabou criando espontaneamente uma comunidade de aprendizagem composta por alunos, ex-alunos e professores.

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Biografia do Autor

Emília Cristina Benevides de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Professora do Departamento de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ).

Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Ling