Edutenimento: o uso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para envolver alunos no ensino da Anatomia

o uso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Anatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2149

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Educação Física, Ensino

Resumo

O Facebook é líder mundial no ranking das redes sociais e, segundo o Statista, em 2022, ultrapassou os 2,96 mil milhões de utilizadores ativos. Além disso, é uma ferramenta interativa e colaborativa, com possibilidades de partilha de links, vídeos, documentos, entre outros. Atentos às possibilidades das redes sociais, professores de diferentes disciplinas têm vindo a desenvolver as suas práticas utilizando o Facebook como ferramenta para a educação. Este estudo pretende apresentar os resultados do processo de incorporação do Facebook como um dos ambientes virtuais da disciplina de anatomia, procurando compreender os possíveis contributos de uma rede social ligada ao ensino e aprendizagem da Anatomia. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação prática, que permite ao investigador escolher práticas pedagógicas baseadas nas suas experiências e necessidades dos seus alunos. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos, sobre a utilização de uma rede social como ambiente de aprendizagem virtual para licenciados em Educação Física, numa universidade federal localizada na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram recolhidos através da observação online dos participantes, das interações realizadas no ambiente da rede social e de um questionário para avaliar a percepção da aprendizagem dos alunos. Os alunos avaliaram positivamente o uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem. Por ser uma rede social usada como ambiente educativo, promoveu uma maior interação entre indivíduos e acabou por criar espontaneamente uma comunidade de aprendizagem composta por alunos, antigos alunos e professores.

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Biografias Autor

MSc. Emília Cristina Benevides de Freitas, Universidade Federal do rio de Janeiro

Professora do Departamento de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Anatomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Kátia Cristina do Amaral Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (PIPGLA/UFRJ).

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dra. Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora do Departamento de Biologia Celular e Molecular/Instituto de Biologia/Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

FREITAS, M. E. C. B. de .; TAVARES, K. C. do A.; RABELLO, C. R. L.; SPIEGEL, D. C. N. . Edutenimento: o uso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para envolver alunos no ensino da Anatomia: o uso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Anatomia. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e214923, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2149. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2149. Acesso em: 27 jul. 2024.