Aplicativos de orientação para a produção textual

avaliando recursos digitais no contexto do ensino tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2190

Palavras-chave:

Produção textual, Aprendizagem móvel, Aplicativos Digitais

Resumo

Este texto apresenta a avaliação de aplicativos digitais para o ensino da produção textual a partir das fundamentações da aprendizagem móvel – m-learning. Por meio de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e método comparativo, analisam-se recursos digitais, resenhas dos usuários, padrões de avaliação, critérios de qualidade e atributos de qualidade pedagógica e de atualização do conhecimento de três aplicativos de orientação de produção textual: Manual de Redação; Manual para Redação: Gêneros Textuais; e Manual de Redação Oficial. Com base nos critérios de avaliação aplicados, foi possível identificar que os três Apps não atendem integralmente a todos os critérios de qualidade interna e externa, de qualidade pedagógica e atualização de conhecimento, mas apresentam vários critérios que podem favorecer estratégias de aprendizagem móvel.

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Biografia do Autor

Meriângela Sales Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Professora Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais, ambos Faculdade Única de Ipatinga. Licenciatura em Letras-Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade de Pernambuco. Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Membro do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas.

Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação (UPE), com estudos voltados para as tecnologias digitais no ensino. Atua na área de Letras, promovendo formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, na Gerência Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco  - SEE/PE. Integra o corpo de pesquisadores do grupo ITESI/CNPq.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

 

 

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Publicado

17-07-2023

Como Citar

RODRIGUES, M. S. .; BELARMINO, A. P. de V. .; KARLO-GOMES, G. Aplicativos de orientação para a produção textual: avaliando recursos digitais no contexto do ensino tecnológico. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e219023, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2190. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2190. Acesso em: 23 jan. 2025.