Análise de Dissertações sobre o uso da horta escolar para a promoção da Educação Ambiental em nível Fundamental e Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2124

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Espaço externo da escola

Resumo

A horta escolar é uma das alternativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo a Educação Ambiental, figurando com um recurso didático complementar ao processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Esse artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com objetivo de analisar as características de ações educativas envolvendo hortas escolares em espaços formais de ensino, para os anos finais do ensino fundamental, o ensino médio e para a formação de professores em estudos contidos no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Segundo os trabalhos analisados, há várias formas de empregar a horta escolar no processo de ensino e aprendizagem, articulando diferentes recursos e metodologias que são selecionadas de acordo com cada realidade. Também foi possível evidenciar a prevalência da discussão do tema em disciplinas de Ciências da Natureza e a preocupação dos pós-graduandos em promover a avaliação da prática. Porém, existem dificuldades como a falta de recursos e a continuidade da manutenção e uso da horta escolar.

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

SOARES, T. de J. E.; STADLER, J. P.; AZEVEDO, M. da S. Análise de Dissertações sobre o uso da horta escolar para a promoção da Educação Ambiental em nível Fundamental e Médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e212423, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2124. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2124. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica