Processo de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2133

Palavras-chave:

Material didático, Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo trata do processo de elaboração e validação de um Produto Educacional (PE) do tipo material didático, fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos com os pressupostos freireanos. Esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa de cunho descritivo, utilizando como método de pesquisa o Estudo de Caso. Os participantes foram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Belém-Pará e dez professores com formação em Ciências Naturais. As etapas para concepção do PE foram: busca por referenciais teóricos; pesquisa exploratória; prototipação; testagem em ambiente de sala de aula; revisão para uma nova versão do material educativo; validação por painel de especialistas; e versão final. Durante a aplicação da sequência didática que compõe o PE em ambiente real de sala de aula, observou-se que houve cooperação, motivação, além de desenvolvimento de competências como diálogo em equipes, negociação e defesa de ideias. Ressalta-se também que ocorreu adequada internalização dos conteúdos, expressa pelos resultados do pós-teste que mostraram percentual de desempenho superior a 70% de acertos das questões propostas. Na validação do PE, houve concordância mínima de 90% nos itens referentes aos eixos: estética e organização; capítulos; estilo de escrita; conteúdo; criticidade e criatividade apresentados no material educativo do PE.

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

SOUZA, R. F. de; ROSA, M. F. S. Processo de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e213323, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2133. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2133. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica