O recurso audiovisual no ensino de radiação e suas relações com a saúde humana para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2121

Palavras-chave:

Audiovisual, Surdos, Radiação

Resumo

O uso do recurso audiovisual apresenta-se como uma eficiente estratégia metodológica para o ensino de surdos por estar ancorada em aspectos visuais, além de abranger uma característica da modalidade linguística dos surdos que é espaço-visual.  O presente artigo é um recorte de um produto educacional que tem como objetivo contribuir com um ensino de qualidade e equitativo para surdos ao ofertar um material de instrução para suporte aos professores do ensino básico no desenvolvimento de atividades adotando os recursos audiovisuais de forma acessível. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica na busca de impactar a prática docente e o processo de ensino aprendizagem e para tanto foi realizado um curso de extensão em modo remoto com 10 pessoas surdas. Os resultados demonstram que com o acesso a recursos audiovisuais e o uso de imagens e vídeos de forma acessível, contribui para o ensino de surdos de forma clara. Conclui-se que para caminharmos para uma inclusão satisfatória é necessário que tenha mais recursos audiovisuais acessíveis e de qualidade, ademais, docentes e intérpretes capacitados.

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Biografia do Autor

Kamilla Fonseca Lemes, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrado em Educação. Tem experiência em tradução e interpretação há mais de 13 anos. Já atuou como docente em escola bilíngue para surdos referência no Estado de Goiás. Atualmente é docente de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.

Sandra Regina Longhin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorado em Química. Atualmente é professora Titular do IFG e professora Adjunto da PUC. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental. Atua no Mestrado do IFG na Formação de Professores para o Ensino de Química, Educação Inclusiva, Educação Ambiental. Atualmente é Coordenadora do Pibid da PUC.

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Thábio de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí

Mestrado em Educação. Integrante do GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq. Atualmente professor de Libras do magistério superior da Universidade Federal de Jataí. Filho ouvinte de pais surdos.

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Publicado

13-04-2023

Como Citar

LEMES, K. F.; LONGHIN, S. R.; SILVA, T. de A. . O recurso audiovisual no ensino de radiação e suas relações com a saúde humana para surdos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e212123, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2121. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2121. Acesso em: 1 maio. 2024.