Articulação entre a Divulgação Científica e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto brasileiro do Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2257

Palavras-chave:

Divulgação Científica, CTS, Ensino de Ciências

Resumo

No contexto da pesquisa em Ensino de Ciências, estudos abordam as potencialidades atribuídas ao uso da Divulgação Científica como um recurso para a aprendizagem. Nestes, podemos observar de forma pontual discussões em que a Divulgação Científica se relaciona à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A fim de aprofundar essas discussões, o presente estudo objetivou analisar de que maneira as discussões sobre a Divulgação Científica e a abordagem CTS são articuladas no contexto brasileiro do Ensino de Ciências, mediante a análise de artigos publicados entre 1998 e 2021. A partir das etapas da Análise Textual Discursiva emergiram as duas categorias: “Além da informação: O papel social da mídia e da Divulgação Científica” e “Divulgação Científica e aproximações à perspectiva CTS no ensino”. De modo geral, os trabalhos apresentam reflexões a respeito do papel social da mídia e da divulgação do conhecimento científico, demarcando a defesa de um viés crítico no uso da divulgação como recurso didático. As produções também indicam potencialidades e limitações para a promoção da Educação CTS no contexto do espaço formal e não formal, assim como para a formação de professores de Ciências.

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Biografia do Autor

João Vitor Venceslau de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM - UESC)

Luis Diego Mora-Brenes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Ensino das Ciências Naturais na Universidad de Costa Rica (UCR)
Licenciado em Docencia na Universidad Castro Carazo (UMCA)
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM - UESC)

Andrei Steveen Moreno-Rodríguez, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN)
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 

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Publicado

19-10-2023

Como Citar

ALMEIDA, J. V. V. de; MORA-BRENES, L. D.; MORENO-RODRÍGUEZ, A. S. Articulação entre a Divulgação Científica e a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto brasileiro do Ensino de Ciências . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e225723, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2257. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2257. Acesso em: 22 jan. 2025.