Estudantes Surdos no IF Sudeste MG – campus Barbacena: percepções docentes

Autores

  • Aurora Maria Baptista da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena
  • Adriano Reder de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-5094-2915

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2255

Palavras-chave:

Desafios da educação, Inclusão educacional, Perfil docente

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar a visão e prática docente relacionadas à contribuição da comunicação para a inclusão e formação omnilateral dos discentes surdos no IF Sudeste de MG – campus Barbacena. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2020 e consistiu na realização de entrevista semiestruturada a quatro docentes do Núcleo de Informática do campus Barbacena. A entrevista versou sobre a comunicação/interação no processo de ensino-aprendizagem, inclusão e formação omnilateral. As entrevistas foram transcritas e procedeu-se a análise de conteúdo. Foi verificado que os docentes não têm formação adequada para lecionar para surdos, dependem da participação do intérprete/tradutor de Libras, desenvolveram iniciativas didático/pedagógicas individuais e foi verificada a falta de articulação entre docentes e equipe pedagógica. A comunicação com os alunos, a necessidade de recursos humanos e de material adaptado foram as principais dificuldades apontadas pelos docentes para a inclusão dos alunos surdos. Na opinião dos docentes, a instituição está, lentamente, se instrumentalizando para receber esses discentes. Pode-se concluir que não há a inclusão completa e nem a educação integral dos alunos surdos, sendo necessário promover a capacitação dos servidores, para uma comunicação significativa com esse público; são necessários momentos de trocas de experiências entre docentes e equipe pedagógica e investimentos em projetos que objetivem o desenvolvimento de material didático aplicado.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

SILVA, A. M. B. da; CARVALHO, D. A. R. de. Estudantes Surdos no IF Sudeste MG – campus Barbacena: percepções docentes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e225523, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2255. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2255. Acesso em: 23 jan. 2025.