A importância que egressos atribuem à participação em uma equipe de robótica para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC e do pensamento computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2214

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico, Robótica Educacional, Competências

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de fazer um levantamento de dados sobre a importância que 30 estudantes egressos do Ensino Médio atribuem à participação na equipe de robótica educacional ‘Café-com-Byte’ para a sua formação pessoal, considerando as 10 competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os participantes responderam a um questionário no qual atribuíram uma nota de 0 a 10 para avaliar o desenvolvimento de cada uma das competências gerais descritas BNCC, considerando a sua participação na equipe. No geral, os sujeitos da pesquisa consideraram que a participação na equipe contribuiu para o desenvolvimento de todas as competências, em especial aquela relacionada diretamente ao pensamento computacional.

 

Crossmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Reis de Castro, Programa de Pós-graduação Tecnologia Nuclear, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Mestrando em Tecnologia Nuclear, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ACOSTA, G. X. P.; MORENO, M. Á. M. Robótica educativa: proposta curricular para a Colômbia. Educación y educadores, Cundinamarca, v. 23, n. 4, p. 577-595, 2020. Disponível em: https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/13327. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.4.2

ANDERSON, J. R.; REDER, L. M.; SIMON, H. A. Situated learning and education. Educational researcher, London, v. 25, n. 4, p. 5-11, 1996. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X025004005

BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12. ACM Inroads, New York, v. 2, n. 1, p. 48-54, p. 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1929887.1929905. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/1929887.1929905

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília-DF, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 30 ago. 2023.

BRASIL. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, SEB, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file. Acesso em: 30 ago. 2023.

CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento. CAPES, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 30 ago. 2023.

CAPUTO, J. C. C. et al. Café-com-Byte Open. Sistema Olimpo. 2019.

Disponível em:

http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/e2ba65a001b6d8dc14ee75d66c63a209.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

CASTRO, Y. R. et al. Café-com-Byte – CoSpace. Sistema Olimpo. 2016. Disponível em: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/7e402aad2d1c823b405cdd7579298713.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

CARDOSO, M. et al. Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 682-697, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2691. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2691

D'ABREU, J. V. V.; BASTOS, B. L. Robótica pedagógica e currículo do ensino fundamental: atuação em uma escola municipal do projeto UCA. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 03, p. 56, 2015. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/6406. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.56

EUROPEAN COMMISSION. Recommendation on the provision of digital skills and competencies. 2023. Disponível em: https://education.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-04/deap-recommendation-provision-digital-skills-180423-1_en.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

ILLERIS, K. What do we actually mean by experiential learning? Human Resource Development Review, London, v. 6, n. 1, p. 84-95, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1534484306296828. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484306296828

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

LEPPER, M. R.; HENDERLONG, J. Turning "play" into "work" and "work" into "play": 25 years of research on intrinsic versus extrinsic motivation. In: SANSONE, C.; HARACKIEWICZ, J. (eds.). Intrinsic and extrinsic motivation: the search for optimal motivation and performance. San Diego: Academic Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-012619070-0/50032-5

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2015. Disponível em https://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional. Acesso em: 30 ago. 2023.

MORAES, J. P. A.; DURAN, R. S.; BITTENCOURT, R. A. Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 3., 2023, Porto Alegre, SBC. Anais [...]. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23887. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228195

MOVIMENTO PELA BASE. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Center for Curriculum Redesign. 2018. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/acontece/competenciasgerais-de-bncc/. Acesso em: 30 ago. 2023.

PAPERT, S. A máquina das Crianças: repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 2008.

PASINATO, L. B.; TRENTIN, M. A. S. A robótica na escola: promovendo o raciocínio lógico e articulando a tecnologia na educação básica por meio de um desafio relâmpago. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 6, e094420, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/944. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.944

Acesso em: 30 ago. 2023.

RESENDE, A. D. et al. Café-Com-Byte Forever. Sistema Olimpo. 2015. Disponível em: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/01bc0c14f813be8a9ae9b6ef0ca4270c.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

RIBEIRO, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em: 30 ago. 2023.

SALOMON, G.; PERKINS, D. N. Individual and social aspects of learning. Review of Research in Education, London, v. 23, n. 1, p. 1-24, 1998. DOI: https://doi.org/10.3102/0091732X023001001

SANTOS, R. C.; SILVA, M. D. F. A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10965. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n3.10965

SOUZA, A. E. B. F. Robótica educacional expressando a reinvenção cultural nordestina através da dança com robôs. Sistema Olimpo. 2019. Disponível em:

http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/d09eca5e4643c85091a84dc8bb5b9f95.pdf

Acesso em: 30 ago. 2023.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: Unesco, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 30 ago. 2023.

VEENMAN, M. V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, B. H. A. M.; AFFLERBACH, P. Metacognition and learning: conceptual and methodological considerations. Metacognition and learning, Berlin, v. 1, p. 3-14, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11409-006-6893-0. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11409-006-6893-0

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WING, J. M. Pensamento computacional. Educação e Matemática, Silveira, n. 162, p. 2-4, 2021. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/download/2736/2781. Acesso em: 30 ago. 2023.

ZAMBONI, J. G. Performance robótica: aspectos expressivos e experimentais em arte e tecnologia. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14370. Acesso em: 30 ago. 2023.

Downloads

Publicado

05-09-2023

Como Citar

CASTRO, Yuri Reis de; GOMES, Alessandro Damásio Trani. A importância que egressos atribuem à participação em uma equipe de robótica para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC e do pensamento computacional . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e221423, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2214. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2214. Acesso em: 18 maio. 2025.