A importância que egressos atribuem à participação em uma equipe de robótica para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC e do pensamento computacional
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2214Palavras-chave:
Ensino Tecnológico, Robótica Educacional, CompetênciasResumo
Este trabalho tem o objetivo de fazer um levantamento de dados sobre a importância que 30 estudantes egressos do Ensino Médio atribuem à participação na equipe de robótica educacional ‘Café-com-Byte’ para a sua formação pessoal, considerando as 10 competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os participantes responderam a um questionário no qual atribuíram uma nota de 0 a 10 para avaliar o desenvolvimento de cada uma das competências gerais descritas BNCC, considerando a sua participação na equipe. No geral, os sujeitos da pesquisa consideraram que a participação na equipe contribuiu para o desenvolvimento de todas as competências, em especial aquela relacionada diretamente ao pensamento computacional.
Downloads
Métricas
Referências
ACOSTA, G. X. P.; MORENO, M. Á. M. Robótica educativa: proposta curricular para a Colômbia. Educación y educadores, Cundinamarca, v. 23, n. 4, p. 577-595, 2020. Disponível em: https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/13327. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.4.2
ANDERSON, J. R.; REDER, L. M.; SIMON, H. A. Situated learning and education. Educational researcher, London, v. 25, n. 4, p. 5-11, 1996. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X025004005
BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12. ACM Inroads, New York, v. 2, n. 1, p. 48-54, p. 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1929887.1929905. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/1929887.1929905
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília-DF, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, SEB, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file. Acesso em: 30 ago. 2023.
CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento. CAPES, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 30 ago. 2023.
CAPUTO, J. C. C. et al. Café-com-Byte Open. Sistema Olimpo. 2019.
Disponível em:
http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/e2ba65a001b6d8dc14ee75d66c63a209.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
CASTRO, Y. R. et al. Café-com-Byte – CoSpace. Sistema Olimpo. 2016. Disponível em: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/7e402aad2d1c823b405cdd7579298713.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
CARDOSO, M. et al. Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 682-697, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2691. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2691
D'ABREU, J. V. V.; BASTOS, B. L. Robótica pedagógica e currículo do ensino fundamental: atuação em uma escola municipal do projeto UCA. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 03, p. 56, 2015. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/6406. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.56
EUROPEAN COMMISSION. Recommendation on the provision of digital skills and competencies. 2023. Disponível em: https://education.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-04/deap-recommendation-provision-digital-skills-180423-1_en.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
ILLERIS, K. What do we actually mean by experiential learning? Human Resource Development Review, London, v. 6, n. 1, p. 84-95, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1534484306296828. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484306296828
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
LEPPER, M. R.; HENDERLONG, J. Turning "play" into "work" and "work" into "play": 25 years of research on intrinsic versus extrinsic motivation. In: SANSONE, C.; HARACKIEWICZ, J. (eds.). Intrinsic and extrinsic motivation: the search for optimal motivation and performance. San Diego: Academic Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-012619070-0/50032-5
MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2015. Disponível em https://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional. Acesso em: 30 ago. 2023.
MORAES, J. P. A.; DURAN, R. S.; BITTENCOURT, R. A. Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 3., 2023, Porto Alegre, SBC. Anais [...]. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp/article/view/23887. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228195
MOVIMENTO PELA BASE. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Center for Curriculum Redesign. 2018. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/acontece/competenciasgerais-de-bncc/. Acesso em: 30 ago. 2023.
PAPERT, S. A máquina das Crianças: repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 2008.
PASINATO, L. B.; TRENTIN, M. A. S. A robótica na escola: promovendo o raciocínio lógico e articulando a tecnologia na educação básica por meio de um desafio relâmpago. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 6, e094420, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/944. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.944
Acesso em: 30 ago. 2023.
RESENDE, A. D. et al. Café-Com-Byte Forever. Sistema Olimpo. 2015. Disponível em: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/01bc0c14f813be8a9ae9b6ef0ca4270c.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
RIBEIRO, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em: 30 ago. 2023.
SALOMON, G.; PERKINS, D. N. Individual and social aspects of learning. Review of Research in Education, London, v. 23, n. 1, p. 1-24, 1998. DOI: https://doi.org/10.3102/0091732X023001001
SANTOS, R. C.; SILVA, M. D. F. A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10965. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n3.10965
SOUZA, A. E. B. F. Robótica educacional expressando a reinvenção cultural nordestina através da dança com robôs. Sistema Olimpo. 2019. Disponível em:
http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/d09eca5e4643c85091a84dc8bb5b9f95.pdf
Acesso em: 30 ago. 2023.
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: Unesco, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 30 ago. 2023.
VEENMAN, M. V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, B. H. A. M.; AFFLERBACH, P. Metacognition and learning: conceptual and methodological considerations. Metacognition and learning, Berlin, v. 1, p. 3-14, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11409-006-6893-0. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11409-006-6893-0
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WING, J. M. Pensamento computacional. Educação e Matemática, Silveira, n. 162, p. 2-4, 2021. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/download/2736/2781. Acesso em: 30 ago. 2023.
ZAMBONI, J. G. Performance robótica: aspectos expressivos e experimentais em arte e tecnologia. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14370. Acesso em: 30 ago. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.