A robótica na escola

promovendo o raciocínio lógico e articulando a tecnologia na educação básica por meio de um desafio relâmpago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.944

Palavras-chave:

Informática Educativa, Tecnologia Educacional, Aprendizagem Significativa

Resumo

A tecnologia caminha para uma inserção cada vez mais marcante nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas. Tendo em perspectiva os grandes avanços tecnológicos em nossa sociedade nos últimos anos, há uma crescente necessidade em apresentar essa tecnologia às crianças e adolescentes por intermédio da escola. Uma possibilidade de fazê-la é por meio da robótica educativa - ferramenta interdisciplinar que incentiva o aperfeiçoamento da habilidade lógico-matemática e da capacidade de resolução de problemas. Por mais que seja amplamente difundida, essa possibilidade ainda não se faz presente no cotidiano de muitos estudantes, visto que as dificuldades apresentadas nas escolas para a obtenção de recursos são várias e ultrapassam questões econômicas. Ao ponderar sobre o impacto que a robótica educativa exerce no cotidiano escolar, o presente trabalho teve como propósito o incentivo ao exercício do raciocínio lógico em alunos da rede pública de ensino do município de Casca/RS e região, por meio de um minicurso de robótica, a partir de uma sequência didática lúdica e incremental de conteúdos iniciais relativos à lógica de programação e robótica. Desse modo, atividades complementares como essa podem vir a contribuir ao exercício da perseverança, da criatividade e da inovação no cotidiano escolar e dinamizam as práticas em sala de aula, ponto que permite concluir que práticas como essa influenciam positivamente no desenvolvimento intelectual do aluno e são importantes para que a formação dos estudantes da educação básica seja complementada de maneira lúdica, objetiva e consoante com a realidade em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BASHAM, James D.; MARINO, Matthew T. Understanding STEM Education and Supporting Students through Universal Design for Learning. TEACHING Exceptional Children, Thousand Oaks, v. 45, n. 4, p. 8-15, mar. 2013.

CAMBRUZZI, Eduardo; DE SOUZA, Rosemberg Mendes. Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: Aplicação e análise. In: XXI WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015. Maceió. Anais..., Recife: SBC, 2015, p. 21-28.

DOURADO, Ivan Penteado; MARCON, Telmo. Paulo Freire um clássico da educação: contribuições epistêmicas, políticas e pedagógicas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n.2, p. 84-100, mai./ago. 2017.

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA DE SAÚDE E DO AMBIENTE, 2., 2010, Niterói. Anais eletrônicos... Niterói: UNIPLI, 2010. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Abandonoport.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2019.

HAREL, Idit; PAPERT, Seymour. Construcionism. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation, 1991.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

OSPENNIKOVA, Elena; ERSHOV, Michael; ILJIN, Ivan. Educational Robotics as an Inovative Educational Technology. Procedia – Social and Behavioral Sciences, Sofia, v. 214, p. 18-26, jun. 2015.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Nova Iorque: Basic Books Inc., 1980.

SANTOS, Paula Cristina Guidelli do; SOUZA, Adalberto de Oliveira. As vanguardas européias e o modernismo brasileiro e as correspondências entre Mário de Andrade e Manuel Bandeira. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 789-798.

SOFFNER, Renato. Tecnologia e educação: um diálogo Freire - Papert. Tópicos Educacionais, Recife, v. 19, n.1, p.147-162, jan/jun 2013.

WHITE, David W. What is STEM Education and Why Is It Important? Florida Association of Teacher Educators Journal. Florida, v. 1, n. 14, p.1-8, jan. 2014.

WING, Jeannette M.; Computational Thinking and thinking about computing. Philsophical Transactions of the Royal Society. Pittsburgh, v. 366, p. 3717-3725, jul. 2008.

WING, Jeannette M.; Computational Thinking. Communications of the ACM, Nova Iorque, v.49, n.3, p.33-35, mar. 2006.

ZILLI, Silvana do Rocio. A robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e prática. 2005. 89 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

05-06-2020

Como Citar

BRANDÃO PASINATO, L.; SANDINI TRENTIN, M. A. A robótica na escola: promovendo o raciocínio lógico e articulando a tecnologia na educação básica por meio de um desafio relâmpago. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e094420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.944. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/944. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2019-10-18
Accepted 2020-05-05
Published 2020-06-05