Applets de Área no GeoGebra

colaborando para uma melhor compreensão de algumas fórmulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2235

Palavras-chave:

Software Educativo, Pensamento Lógico, Geometria

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma compreensão próspera ao entendimento dos cálculos de áreas a partir de uma sequência de applets construídos com o software GeoGebra na intenção de apresentar justificativas visuais. É de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa de campo por meio de uma pesquisa-ação. Os applets foram desenvolvidos segundo uma sequência didática pautada em Zabala. Para isso, contou-se com a participação de 11 calouros do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria em encontros semanais, visando ao referido estudo. Em quatro encontros realizados, trabalhou-se com o cálculo de áreas dos polígonos estudados na Educação Básica, e a receptividade dos estudantes foi muito positiva. Todos mencionavam que o uso dos applets elucidava com simplicidade a justificativa dos cálculos necessários para determinar as áreas dos polígonos propostos, evidenciando que por trás das fórmulas sempre há uma sequência de deduções e raciocínio matemático.

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Biografia do Autor

Hakel Fernandes de Awila, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2015). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de
Santa Maria, Brasil (2017). Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Santa Maria , Brasil.

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Publicado

23-11-2023

Como Citar

AWILA, H. F. de; FAJARDO, R. Applets de Área no GeoGebra: colaborando para uma melhor compreensão de algumas fórmulas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e223523, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2235. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2235. Acesso em: 8 maio. 2024.