Applets de Área
um estudo sobre a receptividade de estudantes mediante construções do GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2235Palavras-chave:
Geometria Plana, Software Educativo, Pensamento LógicoResumo
Este artigo tem como objetivo avaliar a receptividade de estudantes ao utilizar applets construídos com o software GeoGebra, na intenção de apresentar justificativas visuais para algumas fórmulas do cálculo de áreas. É de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa de campo por meio de uma pesquisa-ação. Os applets foram desenvolvidos segundo uma sequência didática pautada em Zabala. Para isso, contou-se com a participação de 11 calouros do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria em encontros semanais, visando ao referido estudo. Em quatro encontros realizados, trabalhou-se com o cálculo de áreas dos polígonos estudados na Educação Básica, e a receptividade dos estudantes foi muito positiva. Todos mencionavam que o uso dos applets elucidava com simplicidade a justificativa dos cálculos necessários para determinar as áreas dos polígonos propostos, evidenciando que por trás das fórmulas sempre há uma sequência de deduções e raciocínio matemático.
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