Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2122Palavras-chave:
Literatura, Ensino de Ciências, Divulgação científicaResumo
O trabalho com divulgação científica com uso da literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ainda tem se mostrado pouco presente no cenário nacional. No entanto, essa temática já é discutida por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências, com o intuito de fazer com que a divulgação científica se torne cada vez mais presente dentro da escola. Nesse sentido, na perspectiva de incentivar e promover o trabalho com divulgação científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma revisão na literatura com objetivo de identificar quais contribuições para o ensino de ciências da natureza as obras de literatura podem propiciar quando utilizadas como meio de divulgação científica. Como abordagem metodológica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura dos últimos cinco anos, proveniente de estudos desenvolvidos no Brasil publicados nas plataformas SciELO, Oasisbr e no portal de Periódicos da Capes. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados obtidos nesse estudo revelam as potencialidades da divulgação científica para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de habilidades importantes para a sua formação cidadã como: o desenvolvimento do pensamento científico, o reconhecimento da importância do papel da ciência para o crescimento da sociedade, na cura de doenças e no combate a políticas negacionistas.
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