Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2122

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Ciências, Divulgação científica

Resumo

O trabalho com divulgação científica com uso da literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ainda tem se mostrado pouco presente no cenário nacional. No entanto, essa temática já é discutida por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências, com o intuito de fazer com que a divulgação científica se torne cada vez mais presente dentro da escola. Nesse sentido, na perspectiva de incentivar e promover o trabalho com divulgação científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma revisão na literatura com objetivo de identificar quais contribuições para o ensino de ciências da natureza as obras de literatura podem propiciar quando utilizadas como meio de divulgação científica. Como abordagem metodológica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura dos últimos cinco anos, proveniente de estudos desenvolvidos no Brasil publicados nas plataformas SciELO, Oasisbr e no portal de Periódicos da Capes. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados obtidos nesse estudo revelam as potencialidades da divulgação científica para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de habilidades importantes para a sua formação cidadã como: o desenvolvimento do pensamento científico, o reconhecimento da importância do papel da ciência para o crescimento da sociedade, na cura de doenças e no combate a políticas negacionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Matoso de Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduação em Agronomia interrompida na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia clínica e instituional pela Faculdade Stella Maris (FACO). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Faz parte da Rede de educação Matemática Nordeste (REM-NE) e do grupo de produção de mídias digitais (PROMÍDIA/UFC). Atua como professor polivalente da rede municipal de Fortaleza-ce.

Dina Séfora Santana Menezes de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Pedagogia e com especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará ? IFCE. Doutoranda pela Rede Nordeste de Ensino - RENOEN. Professorada Educação Básica da rede pública de Maracanaú, desde 2007. Atualmente formadora/técnica de professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Maracanaú.

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, [S. l.], v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em: 10 dez. 2022.

ALMEIDA, S. M. Cenas de leitura da ciência hoje das crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, e.173829, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WpYbrVxxFMMKPGGhNyJg33R/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173829

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARBOSA-LIMA, M. C. Literatura e Arte no ensino de Ciências: a formação de professores para alunos com deficiências visuais no Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p.718-729, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2020v37n2p718. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p718

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 maio 2021.

BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, [S. l.], v. 15, n. 1esp, p. 1–12, 2010. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 22 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1

CARNEIRO, M. H. S. Por que divulgar o conhecimento científico e tecnológico? Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, [S. l.], edição especial, p. 29-33, março de 2009. Disponível em: Disponível em http://www.ltds.ufrj.br/gis/porque_divulgar.htm. Acesso em: 10 out. 2022.

CARVALHO, I. V. Caminhos descoloniais possíveis no ensino de ciências das séries iniciais: um diálogo com a obra “meu crespo é de rainha”. Revista Actio: docência em ciências, [S. l.], v. 4, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10532/7403. Acesso em: 10 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10532

FERREIRA, A. B. H. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Curitiba: Editora Positivo Ltda, 2004. 895 p.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências. In: MARTINES, E. A. L. M.; FRANCISCO JÚNIOR, W. E. (org.). Professores de ciências: um encontro de águas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2009. p. 79-89.

GALVAO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p.183-184, mar. 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 10 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018

HUBNER, L. Relatório de análise dos trabalhos de Ciências Naturais - fundamental I e II – 13ª edição do Prêmio Victor Civita. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2010. Disponível em: http://revistaescola.abril.com. br/pdf/relatorio-ciencias-2010.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022

LANA, M. M. P. C.; SILVA, F. A. R. O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil de Monteiro Lobato. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 185-203, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em: 10 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10448

MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da URFG, 2003.

MESQUITA, A. S.; GRANDO, R. C. Promovendo a alfabetização científica e tecnológica nos Anos Iniciais a partir do livro infantil Vacinas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2951. Acesso em: 24 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a29

NASCIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. 2008. 233f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – PPECT, Universidade Federal de Santa Cataria, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91321. Acesso em: 25 out. 2022.

NETZEL, R. M. A.; OLIVEIRA, M. M. Divulgação Científica e Partilha Docente: a Experiência com o Website PLANPED. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., Londrina, v. 18, n. 4, p. 409-413, 2017. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/4098. Acesso em: 13 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p409-413

NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/197553/mod_folder/content/0/fontes_de_informacao_para_pesquisadores_e_profissionais_parte_001.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 15 out. 2022.

PINHEIRO, A. L. et al. Transposição didática de artigos científicos em cordéis: uma proposta para a divulgação científica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21035, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11538. Acesso em: 04 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11538

PINTO, G. A. Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, p.299-317, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172009110207

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre. Artmed, 2009.

RAMOS, C.; RAMOS R. O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica. Perspectiva, [S. l.], v. 36, n. 4, p. 1419–1436, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n4p1419. Acesso em: 04 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1419

SÁNCHEZ MORA, A. M. A divulgação da ciência como literatura. Trad. Silvia Pérez Amato. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.

SEDANO, L.; ALMEIDA, S. C. As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8411

SOUSA, K. A. C.; PERTICARRARI, A. Os textos de divulgação científica podem ajudar o professor a trabalhar a Natureza da Ciência nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Research, Society and Development, v. 11, n. 6, e17211628820, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/28820/25093/332568. Acesso em: 16 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28820

TAYLOR, D.; PROCTER, M. The literature review: a few tips conducting it. Health Sciences Writing Centre, 2022. Disponível em: https://advice.writing.utoronto.ca/wp-content/uploads/sites/2/literature-review.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

VIEIRA JÚNIOR, J. J.; ALMEIDA, S. A. A teoria da evolução em quadrinhos: uma análise da revista “saiba mais sobre Charles Darwin". Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 324–342, 2021. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2335. Acesso em: 16 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p324

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

03-03-2023

Como Citar

PONTES, M. M. de .; LIMA, D. S. S. M. de; BARROSO, M. C. da S. Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental: uma revisão de literatura. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e212223, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2122. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2122. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica