Práticas de sensibilização ambiental no Ensino Infantil usando a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis Expansa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2183

Palavras-chave:

Sensibilização Ambiental, Tartaruga-da-Amazônia, Ensino Infantil

Resumo

Desenvolver práticas de sensibilização ambiental na formação de pequenos estudantes é essencial para despertar o interesse para as problemáticas ambientais. O objetivo da proposta apresentada foi sensibilizar crianças pequenas da Educação Infantil sobre a importância da Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) para o ecossistema aquático amazônico. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, participante, tendo como lócus um Centro Municipal de Educação Infantil localizados na Zona Norte de Manaus e o Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (CEQUA). Os sujeitos participantes foram 20 (vinte) crianças do segundo período da Educação Infantil. A técnica utilizada para produzir os dados foi a sequência didática, estruturada em oficinas de sensibilização ambiental. Os dados foram interpretados e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam que trabalhar a sensibilização ambiental nas séries iniciais da educação básica é essencial para formar nas crianças uma consciência ecológica, possibilitando mudanças de hábitos e atitudes. Através da sequência didática, conseguimos sensibilizar as crianças sobre a importância da Tartaruga-da-Amazônia, bem como alertar sobre outros problemas ambientais, como a poluição dos rios, a caça predatória e ameaça de extinção de outras espécies da fauna amazônica.

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Biografia do Autor

Fabrícia Souza da Silva, Secretaria Municipal de Educação - SEMED/AM

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutor em Ecologia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Priscila Eduarda Dessimoni Morhy, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade Nilton Lins.

Lívia Amanda de Andrade Aguiar, Secretaria Municipal de Educação - SEMED/AM

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

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Publicado

06-07-2023

Como Citar

SILVA, F. S. da; TERÁN, A. F.; MORHY, P. E. D.; AGUIAR, L. A. de A. . Práticas de sensibilização ambiental no Ensino Infantil usando a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis Expansa). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e218323, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2183. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2183. Acesso em: 20 maio. 2024.