Práticas de sensibilização ambiental no Ensino Infantil usando a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis Expansa)
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2183Palavras-chave:
Sensibilização Ambiental, Tartaruga-da-Amazônia, Ensino InfantilResumo
Desenvolver práticas de sensibilização ambiental na formação de pequenos estudantes é essencial para despertar o interesse para as problemáticas ambientais. O objetivo da proposta apresentada foi sensibilizar crianças pequenas da Educação Infantil sobre a importância da Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) para o ecossistema aquático amazônico. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, participante, tendo como lócus um Centro Municipal de Educação Infantil localizados na Zona Norte de Manaus e o Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (CEQUA). Os sujeitos participantes foram 20 (vinte) crianças do segundo período da Educação Infantil. A técnica utilizada para produzir os dados foi a sequência didática, estruturada em oficinas de sensibilização ambiental. Os dados foram interpretados e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam que trabalhar a sensibilização ambiental nas séries iniciais da educação básica é essencial para formar nas crianças uma consciência ecológica, possibilitando mudanças de hábitos e atitudes. Através da sequência didática, conseguimos sensibilizar as crianças sobre a importância da Tartaruga-da-Amazônia, bem como alertar sobre outros problemas ambientais, como a poluição dos rios, a caça predatória e ameaça de extinção de outras espécies da fauna amazônica.
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