Espaço não formal amazônico Museu da Amazônia como oportunidade de aprendizado no ensino da Química para o nível médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2181

Palavras-chave:

Educação não formal. Ensino médio. Química.

Resumo

Visto que a escola sozinha não atende as demandas atuais, a educação formal necessita utilizar novas abordagens de ensino. Nesse contexto, o espaço não formal de aprendizagem complementa o espaço formal. Este artigo analisa como o uso do espaço natural amazônico Museu da Amazônia (MUSA) se configura como oportunidade de aprendizado nas aulas de química para o ensino médio, de modo a verificar as percepções dos estudantes da Educação Básica com o ambiente não formal de aprendizagem. Para isso, a pesquisa envolveu estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública estadual e o MUSA, localizados na Zona Norte, Manaus-AM. Os dados foram coletados por meio de observações, questionário e roda de conversa. Realizou-se a análise desses instrumentos por meio da Análise Textual Discursiva. Foi possível evidenciar que o uso deste ambiente natural possui ótimo potencial para atividades de química, de modo que viabilize uma articulação entre o ensino formal e o não formal, além de contribuir com aulas mais interessantes e propiciar interações sociais. Identificou-se que, se bem explorado, pode impactar positivamente o ensino e aprendizagem. Além disso, este espaço demonstrou potencialidades de ser aplicado para diferentes níveis escolares e áreas de conhecimento.

 

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Biografia do Autor

Pamela Pereira Nunes, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGE-CIM/UFAM), com ênfase na Química. Atualmente, cursando Doutorado em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFAM). Experiência em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Realizou estudos voltados para a Química Forense e espaços não formais amazônicos para o Ensino de Química.

Renato Henriques de Souza

Professor de Química Geral e Inorgânica na Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2011) .

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Publicado

22-05-2023

Como Citar

NUNES, P. P.; SOUZA, R. H. de . Espaço não formal amazônico Museu da Amazônia como oportunidade de aprendizado no ensino da Química para o nível médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e218123, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2181. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2181. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2023-02-28
Accepted 2023-04-13
Published 2023-05-22