Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2130

Palavras-chave:

Problemas, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologias Digitais

Resumo

Foi realizado um estudo sobre a inserção do aplicativo Photomath, em um esquema colaborativo entre os alunos, na resolução de problemas para a aprendizagem de funções polinomiais do 2º grau. Com esta proposta metodológica, procurou-se viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, gerando uma melhor apropriação dos conteúdos por parte dos alunos. Os problemas são apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar, de maneira a motivá-los. A abordagem adotada é empírico-analítica, seguindo uma modalidade de pesquisa com estudos teóricos sobre o referido tema. Foram utilizados instrumentos de mensuração sobre a presente proposta, apresentando dados qualitativos e quantitativos. Neste sentido, essa experiência envolveu duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, em uma das quais foi mantido o modo convencional de ensino e na outra optou-se por uma abordagem contemporânea com o uso de recurso tecnológico e com a divisão da turma em pequenos grupos.

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Biografia do Autor

José Mario dos Santos Trindade, Instituto de Educação Sarah Kubitschek

Possui Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2012), Bacharel em Sistema de Informação pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (FILC - 2012). Especialização em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2016). 

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1997). Professor Titular do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Cláudia Ferreira Reis Concordido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Professora Associada do Departamento de Análise Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

TRINDADE, J. M. dos S.; BARBOSA, A. C. de C.; CONCORDIDO, C. F. R.; COSTA, M. V. T. Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e213023, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2130. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2130. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica