Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2130

Palavras-chave:

Problemas, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologias Digitais

Resumo

Foi realizado um estudo sobre a inserção do aplicativo Photomath, em um esquema colaborativo entre os alunos, na resolução de problemas para a aprendizagem de funções polinomiais do 2º grau. Com esta proposta metodológica, procurou-se viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, gerando uma melhor apropriação dos conteúdos por parte dos alunos. Os problemas são apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar, de maneira a motivá-los. A abordagem adotada é empírico-analítica, seguindo uma modalidade de pesquisa com estudos teóricos sobre o referido tema. Foram utilizados instrumentos de mensuração sobre a presente proposta, apresentando dados qualitativos e quantitativos. Neste sentido, essa experiência envolveu duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, em uma das quais foi mantido o modo convencional de ensino e na outra optou-se por uma abordagem contemporânea com o uso de recurso tecnológico e com a divisão da turma em pequenos grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Mario dos Santos Trindade, Instituto de Educação Sarah Kubitschek

Possui Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2012), Bacharel em Sistema de Informação pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (FILC - 2012). Especialização em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2016). 

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1997). Professor Titular do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Cláudia Ferreira Reis Concordido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Professora Associada do Departamento de Análise Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35-52.

ARAUJO SOBRINHO, E. M.; RIVERA, J. A. A utilização das TICs de forma criativa e inovadora no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. EDUCITEC, Manaus, IFAM, v. 7, e110321, 2021. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1103. Acesso em: 22 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1103

AVIZ, W. M. de A.; VASCONCELOS, A. E. R.; LOZADA, C. de O. O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no Ensino de Matemática. BOCEHM, Fortaleza, v. 8, n. 23, p. 721-737, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5142. Acesso em: 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142

BARBOSA, A. C. C.; CONCORDIDO, C. F. R. Ensino Colaborativo em Ciências Exatas. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 2, n. 3, p. 60-86, dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21052. Acesso em: 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21052

BENTO, M. C. M., CAVALCANTE, R. S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, Lorena, v.4, n.7, p.113-120, 2013. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/569. Acesso em: 21 dez. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA 2018, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23. dez. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Matemática. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

DEL RIO, V. L. C; BARBOSA, A. C. C.; COSTA, M. V. T. Uma experiência com um esquema colaborativo no ensino de funções no PEJA. E-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 16, p. 105-124, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/32359. Acesso em: 22 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32359

DIAS, A. L. B.; COELHO, J. C. B. G.; MYNATT, G. E. “Professora, a gente pode usar o Photomath?” O Lugar dos Aplicativos nas Aulas de Matemática. Pesquisas e Práticas Educativas, Ilha Solteira, v. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/34. Acesso em: 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202022

ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998. p.13-42.

FURLANETTO, V.; DULLIUS, M. M.; ALTHAUS, N. Estratégias de resolução de problemas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de matemática. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...], Caxias do Sul: UCS, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2551/275. Acesso em: 04 set. 2021.

GOUVÊA, A. E. S.; PEREIRA, E. de M. O uso de tecnologia móvel: celular como apoio pedagógico na escola. In: COLÓQUIO DE LETRAS DA FALE/CUMB, 2., 2015, Breves-PA. Anais [...], v. 4, n. 5, Breves: UFPA, 2015. p.41-55.

MAINARDES, J.; CARVALHO, I. C. M. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética e Pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 130-133. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf. Acesso em: 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2022-63213

MUSSATO, S. et al. O Saeb e suas contribuições quanto à Proficiência em Matemática: um panorama dos anos finais do ensino fundamental na rede pública estadual de Roraima. REAMEC, Cuiabá, v. 10, n.1, e22016, jan./abr., 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12991. Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.12991

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/72994. Acesso em: 23 dez. 2022.

PEREIRA, A. C. C.; FERNANDES, M. C. Prática de Ensino em Matemática I. Fortaleza: UECE, 2015.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 299-311, mai. 2012. DOI: https://doi.org/10.14244/19827199413

Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/413. Acesso em: 22 dez. 2022.

SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011.

SCHOENFELD, A. H. Mathematical Problem Solving. New York: Academic Press, 1985.

Downloads

Publicado

03-03-2023

Como Citar

TRINDADE, J. M. dos S.; BARBOSA, A. C. de C.; CONCORDIDO, C. F. R.; COSTA, M. V. T. Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomath em um viés colaborativo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e213023, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2130. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2130. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica