Super Colheita

uma proposta de gamificação no estudo de frutas, hortaliças e derivados em um curso técnico em Alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2127

Palavras-chave:

Motivação, Engajamento, Jogos educativos, Ensino de ciências

Resumo

Apesar de possuírem propósitos e focos distintos, os jogos de aprendizagem e a gamificação são abordagens metodológicas interativas que, quando combinadas, possibilitam imergir o aluno em uma temática ao proporcionar-lhe uma experiência lúdica que o mantém envolvido enquanto aprende novos conhecimentos ou reforça os já existentes. Entretanto, para a eficácia dessas estratégias de ensino é preciso elaborá-las com processos estruturais e design bem definidos de modo que a motivação e o engajamento dos alunos estejam sempre presentes favorecendo seu aprendizado. Partindo dessa premissa, elaborou-se o Super Colheita, um jogo de aprendizagem competitivo, estruturado como uma estratégia de gamificação a ser aplicada ao processo didático no estudo do tema frutas, hortaliças e derivados. A presente pesquisa teve como objetivo analisar se a aplicação do jogo favoreceu a aprendizagem e estimulou a motivação e o engajamento dos alunos. Como resultado, eles atribuíram seu aumento de interesse no tema de estudo às características do jogo como: imersão, diversão, interatividade, competitividade, jogabilidade e design das cartas. A participação efetiva dos alunos na construção do próprio processo de aprendizagem por meio de uma proposta que evidenciou as etapas desse processo de forma divertida e envolvente caracterizou a aplicação do Super Colheita ao processo didático. Podemos afirmar que a elaboração e a estruturação do Super Colheita como uma estratégia de ensino gamificada possibilitou o desenvolvimento de uma abordagem de ensino que estimulou, de forma eficaz, a motivação e o engajamento dos alunos no estudo de frutas, hortaliças e derivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinícius Munhoz Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor/pesquisador Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ (2012), Licenciado em Física também pelo IFRJ (2008) com Pós-Graduação Latu Sensu em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática certificado pela UFF/UAB (2010). Atualmente atua como professor EBTT no IFRJ - Campus Duque de Caxias nas disciplinas de Física para o nível médio técnico e nível superior e na disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências para o nível superior. Anteriormente trabalhou como docente na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ) e na rede privada de ensino do Rio de Janeiro. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Metodologias Ativas; Gamificação; Ensino Hibrido; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Ensino de Física; Ensino de Ciências.

Taís Pereira da Fonseca , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Pós-graduanda em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar pela Faculdade Descomplica. Graduada em Licenciatura em Química pelo - IFRJ (2021), Técnico em Cervejaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI (2013) e Aprendizagem Industrial em Panificação e Confeitaria pelo SENAI (2009). Atualmente atua como Técnica em Educação no SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro e anteriormente trabalhou como docente em Educação Profissional no SENAI e no SENAC. Tem experiência na área de Alimentos e Bebidas, com ênfase em Química dos Alimentos, Ensino de Ciências e Metodologias Ativas.

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), formado em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especializado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); Especializado em Práticas Pedagógicas na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Pesquisador do Grupo de Pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino; Pesquisador do grupo de pesquisa Práticas, Tecnologia Digital e Inclusão na Educação de Jovens e Adultos; Pesquisador do grupo Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil; Experiência em Matemática, Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Contabilidade. 

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Marcus Vinicius Pereira é Licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ e Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ pelo segundo período consecutivo. Integrou a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde é professor desde 2006. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do NUTES/UFRJ, onde integra o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). No IFRJ, é Professor Titular e já atuou na gestão como Coordenador de Pesquisa e Inovação, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Diretor de Ensino do Campus Rio de Janeiro, e como Coordenador Geral de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, onde atualmente exerce o cargo de Pró-reitor. Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC - www.gptec.org), e atua no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual, o papel de atividades prático-experimentais, das tecnologias e metodologias ativas em contextos educativos do ensino de ciências, além do papel da formação em pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional de mestrado e doutorado em ensino e os produtos educacionais desenvolvidos.

Referências

ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito a prática. São Paulo: DVS, 2015.

ANJOS, M. B. dos; RÔÇAS, G.; PEREIRA, M. V. Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a29108

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BOLLER, S.; KAPP, K. Jogar para Aprender: tudo que você precisa saber sobre design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS, 2018.

CELESTINO, S. M. C.; GASTAL, M. L. Processamento de Frutas e Hortaliças: em agroindústrias da agricultura familiar. Brasília, DF: Embrapa, 2021.

COSTA, J. B. Desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos digitais no curso técnico de informática. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC, v. 5, n. 10, 2019. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.535

FRAGA, V. M.; MOREIRA, M. C. do A.; PEREIRA, M. V. Uma proposta de gamificação do processo avaliativo no ensino de física em um curso de licenciatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71907

FRAGA, V. M. et al. Tabela Estrutural de Desenvolvimento das Estratégias de Gamificação – TEDEG: uma proposta de recurso didático-pedagógico para soluções de aprendizagem gamificadas. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31746

GUIMARÃES, S. E. R.; BZUNECK, J. A. Propriedades psicométricas de uma medida de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca: um estudo exploratório. Psico-USF, v. 7, n. 1, 2002.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019.

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. São Francisco: Pfeiffer, 2012. DOI: https://doi.org/10.1145/2207270.2211316

MADEIRA, C. A; SERRANO, P. H. Games e gamificação na educação: alternativas para aumentar o sucesso das soluções. Revista Tecnologias na Educação, v. 33, 2020.

MALONE, T. W. Toward a Theory of Intrinsically Instruction. Cognitive Science, v. 5, n. 4, 1981. DOI: https://doi.org/10.1207/s15516709cog0504_2

MCGONIGAL, J. A realidade em jogo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Org). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.

ROSA JÚNIOR, O.; OLIVEIRA, T. de; ZORZAL, E. R. Uso da Realidade Aumentada e gamificação para apoiar o ensino de eletroeletrônica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC, v. 7, 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1669

TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For The Win: how game thinking can revolutionize your business. Filadélfia: Wharton Digital Press, 2012.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Califórnia: O’Reilly Media, 2011.

Downloads

Publicado

03-03-2023

Como Citar

FRAGA, V. M.; FONSECA , T. P. da; BRAGA, E. dos S. de O.; PEREIRA, M. V. Super Colheita: uma proposta de gamificação no estudo de frutas, hortaliças e derivados em um curso técnico em Alimentos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e212723, 2023. DOI: 10.31417/educitec.v9.2127. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2127. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino das Ciências e a Educação Básica