O caso Pró-técnico: uma análise diferenciada dessa preparação como mais uma alternativa formativa que vem se inserindo singularmente no escopo educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i09.244Palavras-chave:
Pró-técnico, Curso popular, Exame seletivo, Escola técnica federal, Curso preparatórioResumo
Ampliam-se ofertas de cursos preparatórios para a seleção do ensino médio das escolas técnicas federais e poucas pesquisas dão conta da especificidade desse fenômeno, tarefa que este artigo se propõe a empreender. A metodologia contou com questionários, entrevistas e observação participante, aplicados a 200 estudantes. Os resultados indicam que, além de aprovação de 34% no processo seletivo, houve reconhecimento do curso no processo formativo dos estudantes (89%) e melhoria no rendimento do 9o ano da escola regular (82%). Entretanto, indicativos de cansaço sugerem modificações na organização do tempo escolar. Os resultados levam a conclusão de que o curso (Pró-técnico) pode ter subtraído vagas dos cursinhos particulares, dando mais chances de aprovação a alunos de maior carência social e que estratégias educativas devem ser implementadas envolvendo outros profissionais da educação, a fim de aproximar as atividades da escola regular das atividades do curso preparatório e tornar esse período mais um momento importante na formação estudantil.
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Accepted 2018-01-30
Published 2018-12-26