O caso Pró-técnico: uma análise diferenciada dessa preparação como mais uma alternativa formativa que vem se inserindo singularmente no escopo educacional brasileiro

Autores

  • Marco Aurélio Nicolato Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i09.244

Palavras-chave:

Pró-técnico, Curso popular, Exame seletivo, Escola técnica federal, Curso preparatório

Resumo

Ampliam-se ofertas de cursos preparatórios para a seleção do ensino médio das escolas técnicas federais e poucas pesquisas dão conta da especificidade desse fenômeno, tarefa que este artigo se propõe a empreender. A metodologia contou com questionários, entrevistas e observação participante, aplicados a 200 estudantes. Os resultados indicam que, além de aprovação de 34% no processo seletivo, houve reconhecimento do curso no processo formativo dos estudantes (89%) e melhoria no rendimento do 9o ano da escola regular (82%). Entretanto, indicativos de cansaço sugerem modificações na organização do tempo escolar. Os resultados levam a conclusão de que o curso (Pró-técnico) pode ter subtraído vagas dos cursinhos particulares, dando mais chances de aprovação a alunos de maior carência social e que estratégias educativas devem ser implementadas envolvendo outros profissionais da educação, a fim de aproximar as atividades da escola regular das atividades do curso preparatório e tornar esse período mais um momento importante na formação estudantil.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Nicolato Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Dr. em Ensino de Ciências, Mestre em Tecnologia, Especialista em Biologia, graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Professor atuante da Educação básica ao ao Strictu sensu em diversas áreas da educação e da pesquisa. Interessado em Biofísica, Biologia geral, Bioquímica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ecologia e Meio Ambiente, Educação - Tecnologia Educacional, Educação - Aspectos Teóricos, Educação – Administração, Planejamento e Políticas Educacionais, Fisiologia, Genética, Microbiologia, Nutrição, Parasitologia, Zoologia. Ecologia. Ensino de Ciências. Metodologia das Ciências. Ensino de Ciências e Metodologia das Ciências.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

PEIXOTO, M. A. N. O caso Pró-técnico: uma análise diferenciada dessa preparação como mais uma alternativa formativa que vem se inserindo singularmente no escopo educacional brasileiro. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v5i09.244. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/244. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2017-03-06
Accepted 2018-01-30
Published 2018-12-26