v. 4 n. 09 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC

Expediente

  • Expediente, v. 04, n. 09, dez. 2018

    Izabel Alinne Alves de Paula
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.724

Artigos

  • O caso Pró-técnico: uma análise diferenciada dessa preparação como mais uma alternativa formativa que vem se inserindo singularmente no escopo educacional brasileiro

    Marco Aurélio Nicolato Peixoto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i09.244
  • Empreendedorismo na Formação de Professores

    Marcus Marcelo Barros, Amarildo Menezes Gonzaga
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4.725
  • A constituição dos saberes necessários ao exercício da docência na educação profissional, científica e tecnológica: um balanço das produções acadêmicas (2011 - 2016)

    Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Sônia Regina de Souza Fernandes, Andressa Graziele Brandt, Karoline Wolff da SIlva Arruda
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i09.321
  • Podcast presente nos dispositivos móveis digitais: um recurso para mobile learning na disciplina de História

    Cleber Bianchessi, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.492
  • Formação de professores: aprendizagem da docência

    Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Amarildo Menezes Gonzaga
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.325
  • Robótica Pedagógica: uma análise praxeológica da implementação de oficinas na escola pública

    Robson Brito
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.508
  • Ensino e aprendizagem no curso técnico em agropecuária do PROEJA: olhares que orientam

    Maria Alice Cadete Lisboa, Rogério José Schuck
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.363
  • Ensino híbrido nas aulas de línguas: utopia ou possibilidades?

    Fiama Aparecida Vanz
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.379
  • Instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para a alfabetização: da elaboração à prática docente

    Mariana dos Reis Alexandre, Thais Cristina Rodrigues Tezani
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.656
  • Softwares comerciais, algumas possibilidades de uso pedagógico no ciclo de alfabetização

    Marinalva Silva da Silva Ferreira, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Jacqueline Silva da Silva
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.439
  • Tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão escolar da pessoa com deficiência

    Mikael Henrique Jesus Batista, Welmer Danilo Rodrigues Rocha, Romulo Bezerra de Almeida, Tainá Soares Nunes, Rhuena Kelber Abrão Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.655
  • Uma análise sobre o desempenho das equipes na 1a etapa de uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre

    Alessandra Cristina Rüedell, Marco Antônio Sandini Trentin, Anderson Antonio Fontana
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.312
  • Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula

    Fabiann Matthaus Dantas Barbosa, Vitor Bremgartner da Frota, Priscila Silva Fernandes, Neila Batista Xavier
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.726
  • Uso do aplicativo excel como estratégia de ensino para aprendizes com necessidades educacionais especiais

    Adriano Edo Neuenfeldt, Renata da Luz Rodrigues, Derli Juliano Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Lara Kalkmann Goulart
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.328
  • Problematizando o ensino de química por meio da leitura de embalagens/rótulos: uma proposta para o segundo ano do ensino médio

    Antuir Alves Soethe, Anelise Grunfeld de Luca
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.343
  • Reflexões sobre a saúde financeira com o auxílio da tecnologia digital

    Luciane Führ
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.381
  • Abordagem do conteúdo de radioatividade por meio de uma WebQuest

    Alana Neto Zoch, Lucas Vanz
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.449
  • Projeto “Eu, Cientista”: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino da Disciplina Introdução à Metodologia Científica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

    Lilian Coelho de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.563
  • Robótica Pedagógica, uma forma diferenciada para o ensino de Ciências na região Amazônica

    David Gentil de Oliveira, Wellington da Silva Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.621
  • O Ensino Aprendizagem da Administração por meio do jogo Banco Imobiliário em um contexto de Educação Técnica

    Daiane Oliveira Medeiros, Ana Flávia Monteiro Diogenes
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.650