Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.726Palavras-chave:
Realidade virtual, Cardboard, EducaçãoResumo
Atualmente, a tecnologia está presente na sociedade e nos mostra diferentes meios de interação. A Realidade Virtual (RV) é uma dessas maneiras, de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos, como na educação. Logo, é possível observar que atividades externas à sala de aula contribuem para a formação do aluno, através de excursões que podem proporcionar experiências em ambientes que levam o conhecimento de maneira prática. Com isso, a empresa Google resolveu explorar o uso da RV nas instituições de ensino através da criação do dispositivo Cardboard Glasses, para que os estudantes pudessem conhecer diversas localidades sem sair de sala de aula. Partindo desse princípio, a motivação deste trabalho consiste em auxiliar os professores das disciplinas de Geografia e Ciências aplicando a ferramenta Cardboard e o aplicativo Expeditions como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2o, 6o e 9o anos do ensino fundamental em escolas municipais, proporcionando aos estudantes maior interação e dinamismo nos conteúdos abordados nessas disciplinas. O ponto de partida consistiu na fabricação dos óculos, que a partir dos produtos originais foram produzidos outros moldes por meio da coleta de refugos de papelão. A pesquisa incluiu alunos colaboradores do Ensino Médio do IFAM Campus Lábrea, que receberam treinamentos para aplicação da ferramenta e dispuseram seus smartphones para serem utilizados em sala de aula. No total, 141 discentes puderam participar da pesquisa e explorar os conteúdos abordados em sala de aula de maneira imersiva e lúdica.
Downloads
Métricas
Referências
CABERO, J.; BARROSO, J. The educational possibilities of Augmented Reality. New approaches in educational research, p. 46-52, 2016.
CANTO, T. S. do; ALMEIDA R.D. Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no ciberespaço. In: Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2014.
CARVALHO, V. M. S. G. Sensoriamento Remoto no ensino básico da Geografia: definindo novas estratégias. Rio de Janeiro: APED, 2012.
DAVIS, F. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, p. 319-340, 1989.
GOOGLE CARD BOARD. Disponivel em: <https://www.google.com/get/cardboard/get-cardboard>. Acesso em 14 dez. 2017.
HANCOCK, D. Viewpoint: Virtual Reality in Search of Middle Ground. IEEE Spectrum, v. 32, n. 1, p. 68, Jan 1995.
KIRNER, C.; TORI, R; SISCOUTTO, R. Fundamentos e tecnologia da realidade virtual aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006.
MARTINS, V. F., GUIMARÃES, M. P. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 32., 2012, Curitiba. Anais..., Curitiba, DEsafIE!, 2012.
PIMENTEL, K., TEIXEIRA, K. Virtual reality - through the new looking glass. New York, McGraw-Hill, 1995.
PINHO, M.S.; KIRNER, C. Uma Introdução a Realidade Virtual. Disponível em: <http://grv.inf.pucrs.br/tutorials/introducao-a-realidade-virtual/>. Acesso em 14 dez. 2017.
VALENTE, P.; SANTOS, K. S. Realidade Virtual e Geografia: O Caso do Google Cardboard Glasses para o Ensino. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), v. 11, n. 2, p. 137-148, jul/dez. 2015.
ZEDNIK, H. e-Maturity: Gestão da Tecnologia numa Perspectiva de Melhoria do Desempenho Pedagógico. 2015. 318 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.